Dinossauro 'mumificado' é exposto em museu do Canadá

Último Vídeo

“Nós não temos apenas um esqueleto. Temos um dinossauro como ele teria sido”. Foi assim que Caleb Brown, pesquisador do Royal Tyrell Museum, em Alberta, no Canadá, definiu para a National Geographic a ‘múmia dinossauro’ divulgada recentemente pelo museu.

Os cientistas o tem como provavelmente o espécime mais bem preservado já descoberto e, por estar em tão boas condições, muitos passaram a chamá-lo de “múmia dinossauro” e não de fóssil.

a

O apelido tem fundamento, afinal, mesmo depois de 110 milhões de anos, os ossos continuam cobertos por pele, armadura e até mesmo algumas entranhas intactas. Isso leva os pesquisadores a crer que se trata de um nível de preservação quase sem precedentes.

O dinossauro – que pertence a uma espécie chamada nodossauro – era um herbívoro enorme de quatro patas que era protegido por uma armadura pontiaguda e revestida pesando mais de 1.360 quilos. Hoje, o nodossauro  está tão preservado que ainda chega a pesar mais de 1.130 quilos.

a

Os motivos pelos quais a múmia dinossauro tenha permanecido tão intacta ainda é um mistério, mas de acordo com a CNN, pesquisadores sugerem que o nodossauro possa ter sido levado para o mar por um rio, onde acabou afundando. No fundo do oceano por milhões de anos, os minerais fizeram o papel da armadura e da pele do dinossauro, preservando e mantendo as características reais que são exibidas agora.

As condições preservadas do dinossauro não descartaram a dificuldade em colocá-lo em sua atual forma de exibição. Descoberto pela primeira vez em 2011, quando um trabalhador de uma mina de petróleo o encontrou por acidente enquanto estava trabalhando, os pesquisadores demoraram 7 mil horas nos últimos seis anos para testar, retirar e preparar os restos mortais para exibição no Royal Tyrrell Museum. É lá que os visitantes têm a chance de ver, diante dos olhos, o que há de mais próximo da realidade de um dinossauro.

a

Planejando suas férias? Confira várias ofertas na Almundo e monte seu roteiro de viagem.