Comando da “Força Espacial” dos EUA será lançado oficialmente nesta semana

Comando da “Força Espacial” dos EUA será lançado oficialmente nesta semana

Último Vídeo

Você deve se recordar da proposta aventada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, de criar uma “Força Espacial” – para ser um braço da Força Aérea norte-americana. Pois, há alguns dias, depois de uma reunião com o Conselho Nacional do Espaço, o vice-presidente do país, Mike Pence, anunciou que o Comando Espacial dos EUA será oficialmente lançado até o fim deste mês, ou seja, ainda nesta semana.

Guerra nas Estrelas?

Na verdade, faz mais de 1 ano que Trump vem tagarelando a respeito de criar uma espécie de brigada espacial. Mas a ideia só foi formalizada no início do ano, com a assinatura de um decreto que ordenou que o Pentágono estabelecesse a tal Força Espacial como parte do Exército, Marinha, Força Aérea, Infantaria de Fuzileiros Navais e Guarda Costeira do país.

Agora, segundo Hanneke Weitering, do site Space.com, Mike Pence revelou quem deverá chefiar a nova Força Espacial. O homem que estará à frente do Comando Espacial dos EUA – ou SPACECOM – e se encarregará de liderar as operações de defesa que venham a ocorrer no espaço é John Raymond, general que atua no momento como chefe do Comando Espacial da Força Aérea, fundado no início dos anos 80.

(Fonte: The Washington Times / Associated Press / Reprodução)

Já o novo braço atuará em conjunto com o Comando Estratégico, o Comando de Operações Especiais e outros comandos que fazem parte do Departamento de Defesa. Seu lançamento oficial está programado para acontecer nesta quinta-feira (29), e o comando contará com 87 pessoas – que responderão diretamente ao General John Raymond. Entretanto, vale destacar que o Comando Espacial e a Força Espacial, embora venham a trabalhar lado a lado, não consistem na mesma coisa.

Enquanto o Comando será responsável por liderar as operações espaciais, a Força terá como função dar suporte às operações, tanto com recursos como com combatentes especializados, e poderá ser lançada no ano que vem. E para quê tudo isso? Segundo as palavras do vice-presidente dos EUA, “para garantir que o país esteja preparado para defender a população, seus interesses e seus valores, seja na imensidão do espaço ou aqui na Terra”.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.