Que papo é esse de drone secreto do Pentágono em órbita ao redor da Terra?

31/08/2019 às 03:002 min de leitura

Você sabia que existe um drone supersecreto em órbita ao redor da Terra há quase 2 anos? Bem, na realidade, o dispositivo não é assim tão top secret, afinal sabemos que ele existe! O fato é que o artefato consiste em uma misteriosa aeronave espacial não-tripulada chamada X-37B que leva mais de 720 dias voando em torno do nosso planeta initerruptamente. Mas, por quê?

Missão secreta

De acordo com Matthew Gault, do site Vice, o drone faz parte de uma missão classificada do Pentágono e foi projetado pela Força Aérea dos EUA. O que se sabe sobre o dispositivo é que ele bateu o recorde de tempo de voo contínuo, que era de 717 dias, e faz parte de um projeto cujo propósito é o de desenvolver naves não-tripuladas para a realização de experimentos e coleta de dados e amostras que poderão ser examinadas na Terra, bem como o de participar "do futuro da América no espaço" – seja lá o que isso queira dizer.

Conforme mencionamos antes, o drone é conhecido pela sigla "X-37B". Pois, a NASA começou a trabalhar no desenvolvimento desses artefatos no finalzinho dos anos 90, com o objetivo de criar naves de baixo custo e reutilizáveis para participar de missões espaciais. No entanto, em 2004, a DARPA – Defense Advanced Research Projects Agency ou Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa – assumiu o projeto e a agência espacial engavetou seus modelos.

(Fonte: Inverse / Reprodução)

Ao que tudo indica, o pessoal da DARPA não brincou em serviço, uma vez que, além que quebrar o recorde de permanência no espaço, o drone já participou de outras 4 missões que, juntas, somaram mais de 2 mil dias em órbita. Isso significa que o artefato já sobreviveu a algumas decolagens, à realização de testes de voo, reentradas na atmosfera terrestre e pousos – e como continua na ativa, pode se dizer que a nave vem obtendo êxito de desempenho.

Contudo, que tipos de experimentos, levantamentos, coleta de dados ou observações o drone vem conduzindo, ninguém faz a menor ideia – com exceção de um pequeno grupo de militares norte-americanos que acompanha atentamente as atividades do X-37B de algum centro secreto de operações. E você, caro leitor, gostaria de arriscar algum palpite?

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: