Do chimpanzé ao homem: a evolução é simples assim?

Do chimpanzé ao homem: a evolução é simples assim?

Último Vídeo

Você já deve ter visto em algum momento da sua vida a famosa imagem do chimpanzé que, aos poucos, se transforma no homem. Essa é a imagem mais comum para representar a evolução das espécies. Mas será que isso aconteceu realmente dessa maneira perfeitamente linear?

Para alguns estudiosos, essa é uma maneira muito simplista de ver algo tão complexo.

Essa visão crescente da evolução surgiu a partir da publicação da Teoria da Evolução de Charles Darwin, na qual o mundo era organizado através de uma "progressão na perfeição". Para alguns críticos a essa linearidade, existem três erros principais nesta análise.

Primeiro, ela acredita que a natureza é organizada hierarquicamente e não uma variedade aleatória de seres. Em segundo lugar, prevê dois critérios organizadores: as coisas progridem do simples ao perfeito e do primitivo ao moderno. E em terceiro lugar, supõe que não haja estágios intermediários entre os níveis nessa hierarquia.

Caminho errado

Essa discussão mais profunda costuma ser liderada por filósofos. Para eles, uma representação linear da evolução pode, conscientemente ou não, confirmar falsos preconceitos sobre a evolução, como a ideia de que a vida tem um criador inteligente por trás disso. 

Se o desenho mais famoso para representar a evolução da vida na Terra é simples demais, o Mega Curioso não pode afirmar ou "desafirmar" nada. Mas deixamos aqui a dica de um bom papo filosófico para uma mesa de bar. Afinal, evolução mais bonita do que a semana começando com uma segunda e terminando em uma sexta, não há!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.