13 curiosidades fascinantes relacionadas com os beija-flores

11/09/2019 às 13:003 min de leitura

1 – Os beija-flores chegam a bater as suas asas até 200 vezes por segundo – e os coraçõezinhos dessas aves pulsam, em média, 1,2 mil vezes em um único minuto.

2 – Esses pequenos pássaros também podem alcançar velocidades que variam entre os 50 e os 70 km/h e, durante os períodos de migração, eles podem voar por 18 a 20 horas seguidas. Outra curiosidade sobre as habilidades de voo desses animais é que eles podem se deslocar em qualquer direção, seja para frente, para os lados, para trás e até de ponta cabeça se quiserem.

(Fonte: Unsplash / Bryan Hanson)

3 – Para suprir tamanha demanda enérgica, os beija-flores basicamente passam o dia se alimentando. Segundo levantamentos, essas aves precisam comer a cada 10 ou 15 minutos, mais ou menos, o que significa que elas visitam milhares de flores e fazem entre mil e 2 mil refeições diariamente.

4 – Falando em alimentação, os beija-flores consomem principalmente o néctar das flores – substância que é super-rica em açúcares – e pequenos insetos, a partir dos quais os passarinhos obtêm as proteínas de que necessitam. E os bichinhos comem bem, viu! Para não morrer de fome, eles ingerem uma quantia de alimentos equivalente a por volta da metade de seu peso corporal todos os dias.

(Fonte: Unsplash / Zdenek Machácek)

5 – Ainda sobre o néctar, apesar de essa substância ser composta por cerca de 25% de açúcares, os beija-flores dão preferência às que não são tão concentradas ou pegajosas demais.

6 – Mesmo consumindo essa quantidade toda de comida – e açúcares –, os beija-flores são levinhos e, dependendo da espécie, eles não pesam mais do que uma moeda.

7 – E mais: quando o assunto é buscar comida, não pense que rola camaradagem entre esses passarinhos! Eles são bem competitivos e territoriais com relação às flores que eles costumam visitar para sorver o néctar e, portanto, são considerados como animais antissociais por alguns especialistas.

(Fonte: Unsplash / Zdenek Machácek)

8 – E esses pássaros entram em um estado semelhante ao de hibernação para conservar energia. Conhecido pelo nome de “torpor”, os beija-flores mergulham nele quando as temperaturas caem – todas as noites e durante os meses mais frios do ano – para conservar o calor corporal.

9 – Por conta dessa questão da (quase) hibernação quando as temperaturas caem, é mais comum ver beija-flores na primavera e – especialmente no verão – do que no outono ou inverno.

(Unsplash / James Wainscoat)

10 – Sabia que os beija-flores põem os menores ovos entre as aves – e suas dimensões não passam do tamanho de ervilhas? E você sabia que eles são aves nativas das Américas e que existem 340 espécies desses pássaros?

11 – Apesar de existirem registros de um beija-flor que viveu por pelo menos 12 anos, essas pequenas aves têm uma expectativa de vida que varia dos 3 aos 5 anos apenas, em média.

(Unsplash / Chris Charles)

12 – A menor ave do mundo é um beija-flor! O colibri-abelha-cubano (Mellisuga helenae) mede cerca de 5,5 centímetros, marca por volta de 1,5 grama na balança e bate suas asinhas 80 vezes por segundo.

13 – E, para finalizar: a única ave cujo bico é mais longo do que o seu corpo é o beija-flor-bico-de-espada (Ensifera ensifera); e esse passarinhos, assim como os insetos e outros bichos diminutos, percebem a passagem do tempo de forma mais lenta do nós, humanos, e, por isso, conseguem escapulir facilmente quando tentamos capturá-los.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: