A Lua Cheia realmente deixa as pessoas loucas?

A Lua Cheia realmente deixa as pessoas loucas?

Último Vídeo

Muito se fala sobre a influência da Lua Cheia no ser humano. Tem gente até que diz que as pessoas agem de forma mais estranha durante essa fase da Lua. Mas será que isso é verdade mesmo? E engana-se quem pensa que essa teoria não tem um raciocínio por trás. A ideia é: se a Lua afeta as marés do oceano, por que ela não afetaria o ser humano, que tem o corpo feito, principalmente, de água?

Ainda acha balela? Em 1987, um artigo publicado no Journal of Emergency Medicine, mostrava que até 80% dos enfermeiros e 64% dos médicos acreditavam na influência do nosso satélite natural no corpo das pessoas. 

A lua cheia te deixa louco?

Inclusive, em 2012, integrantes da Escola de Psicologia da Université Laval no Canadá, iniciaram um estudo para descobrir se as fases da Lua estão ligadas com doenças mentais.

A pesquisa iniciou-se com 771 pacientes de Montreal, atendidos entre 2005 e 2008. Todos eles tiveram sintomas como dores no peito, sem uma causa clínica detectada pela equipe médica. Além disso, muitos tiveram crises de ansiedade, mudanças de humor, ataque de pânico ou pensamentos suicidas. 

Os pesquisadores compararam os dias das visitas ao médico com as fases da Lua. Nisso, descobriram que não haviam ligações entre os sintomas e as fases lunares. Exceto no último trimestre lunar, em que houve uma queda de 32% de transtornos de ansiedade. No entanto, de acordo com os pesquisadores, isso não prova a influência do luar nas crises. 

Ou seja, a Lua pode estar minguante, cheia, crescente ou nova e isso não terá nada a ver com seu comportamento no dia! Pode ficar tranquilo.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.