Robô astronauta retorna à Terra depois de viagem espacial

Robô astronauta retorna à Terra depois de viagem espacial

Último Vídeo

Teve fim a aventura de Fedor, nome dado ao robô humanoide que embarcou em uma aventura espacial para ficar 2 semanas dentro da Estação Espacial Internacional (ISS). O robô criado por cientistas russos foi treinado, por dois astronautas que estão morando na ISS atualmente, para ser um ajudante da tripulação. Fedor, ou Skybot F850, é uma invenção robótica para ser um "faz-tudo" em missões espaciais.

Após 15 dias no espaço, o robô russo voltou para a atmosfera terrestre um uma aeronave não tripulada — pelo menos não por humanos. O pouso contou com a ajuda de um paraquedas acionado automaticamente depois que a sonda cruzou a atmofera no último dia 6 de setembro.

Robô no espaço

De acordo com os cientistas, também foi um teste para a sonda que fez o transporte do robô, uma vez que normalmente ela é usada para transportar astronautas humanos. O sucesso da missão já faz com que os cosmonautas russôs estejam programando uma nova viagem para 2020. O robô foi equipado com sensores para que os cientistas consigam compreender o que os humanos sentem em uma missão como essa.

A ideia principal, no entanto, é fazer uma viagem à Lua — ainda sem data marcada — e, quem sabe, contar com pelo menos um astronauta robô como integrante da tripulação. Agora, vamos aguardar para ver se os americanos não vão aparecer dizendo que vão levar dois robôs para o espaço — afinal, como se sabe, a disputa para dominar o espaço é uma briga antiga entre os Estados Unidos e a Rússia. Confira o vídeo da missão aqui.

Enquanto isso, nós, reles mortais no planeta Terra, aguardamos o nosso robô faz-tudo para nos ajudar com as tarefas mais chatas de casa — mas isso a NASA ainda não inventou.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.