Vila polonesa não vê um bebê menino nascer há quase uma década

24/09/2019 às 11:002 min de leitura

É provável que pouquíssimas pessoas no mundo conheçam a vila polonesa de Miejsce Odrzanskie e, talvez, essa probabilidade só não seja menor do que a que colocou a pequena vila, que tem apenas 272 habitantes, “no mapa”. Há quase uma década não nascem bebês meninos na vila. Os últimos 12 nascimentos foram de meninas.

Nas últimas semanas, Miejsce Odrzanskie ganhou o noticiário após um artigo publicado no The New York Times no qual essa peculiaridade da vila foi chamada de “estranha anomalia populacional”. Segundo a fala do prefeito para o jornal americano, houve um “interesse científico” para explorar as causas dessa sequência incomum de nascimentos.

Além disso, o prefeito cita ainda alguns conselhos pouco embasados pela ciência que a cidade recebeu para, finalmente, fazer nascer bebês do sexo masculino. Entre eles, mudar a dieta das mães e até “manter um machado debaixo da cama do casal”. Mas, longe desses conselhos no mínimo esquisitos, a sugestão mais provável é de uma coincidência estatística.

Foto: Wikimedia Commons

Bom, a probabilidade de um bebê ser menina é de 50%, mas como a estatística é individual, a chance de nascerem duas meninas seguidas é de 25%. Agora, as chances de 12 meninas consecutivas nascerem em Miejsce Odrzanskie era de 1 a cada 4096.

Craig Anderson, professor de estatística da Universidade de Glasgow, explica que, cruzando as informações do banco de dados GeoNames e dos nascimentos da pequena vila polonesa, é possível prever que, apesar de estranho, o evento de uma série de bebês meninas nascendo provavelmente ocorre em cerca de outros 99 lugares do mundo — ou um evento semelhante envolvendo, talvez, bebês meninos.

Foto: Pixabay

Para ele, parte da razão pela qual o caso de Miejsce Odrzanskie chamou a atenção é a escala de tempo envolvida no “fenômeno”. Por ser uma vila muito pequena, com apenas 272 habitantes, a taxa de natalidade é igualmente baixa, com pouco mais de um nascimento ao ano em média. O que significa que uma série de 12 bebês meninas está se estendendo por quase uma década.

Quase 10 anos com apenas meninas nascendo é, de fato, algo que chama a atenção, não é mesmo?

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: