Conheça o peixe cabeça-de-cobra, que é capaz de viver fora d’água

18/10/2019 às 11:002 min de leitura

Imagine que você esteja caminhando por aí e encontre um peixe atravessando a rua. Colocando dessa forma, parece um acontecimento improvável; mas é completamente possível, graças à existência do peixe cabeça-de-cobra (Channa argus). Ele recebe esse nome inusitado por conta da sua cabeça achatada — que não é nem de longe a sua característica mais marcante. 

Essa criatura é originária da China, da Coréia e da Rússia, podendo medir mais do que 80 centímetros de comprimento. No início dos anos 2000, exemplares da espécie foram encontrados nos Estados Unidos e surpreenderam a população com seu apetite voraz e, pasme, com sua capacidade de sobreviver fora da água por dias. 

A espécie é um exemplo de resistência: em prol de sua sobrevivência, os peixes conseguem percorrer pequenas distâncias, deslizando pelas ruas e dando pequenos saltos. Por exemplo, um cabeça-de-cobra pode deslocar-se até encontrar outro local ou um curso de água com mais alimentos — como outros peixes, rãs e até pequenos lagartos. 

“Se encontrar algum, mate...”

As diferentes espécies de peixe cabeça-de-cobra podem chegar a mais de 80 cm de comprimento — Foto: FWS/BBC
(Fonte: BBC/Reprodução)

Foi o que instruiu o Departamento de Recursos Naturais da Geórgia à população. Esse estado norte-americano, assim como outros 15, entrou em alerta por conta da presença desse predador no meio selvagem. Assim que o primeiro peixe apareceu na Geórgia, o aviso foi repassado à população: "Se você acredita que capturou um peixe cabeça-de-cobra, não o libere. Mate-o imediatamente e congele-o".

Após as instruções, o Departamento ainda recomenda que fotos sejam tiradas dos peixes, "inclusive imagens de detalhe da boca, barbatana e cauda", para checar se ele é da espécie. Em hipótese alguma, as pessoas devem soltá-los na água — ou na terra, nesse caso. As autoridades pretendem, com isso, recolher exemplares e estudá-los para mapear a sua disseminação no país e tentar controlar suas altas taxas reprodutivas. 

Por que tanto alarde?

Um peixe que vive fora da água por dias e se locomove até mesmo em terra, acaba se tornando motivo suficiente para gerar um frenesi nacional. No entanto, não foi somente por isso que quinze estados norte-americanos emitiram alertas para população.

Peixe 'Channa argus' consegue viver muito tempo fora da água — Foto: Brian Gratwicke/VisualHunt
(Fonte: Visualhunt/Reprodução)

Essa espécie possui um apetite enorme, se reproduzem com facilidade e rapidez, além de serem mestres da sobrevivência. As três características somadas fazem com que esse peixe tenha a capacidade de afetar gravemente a oferta de alimentos a outros animais, visto que ele come desde plâncton a outros peixes. Para que a fauna desses estados não sofre um desequilíbrio, é preciso capturar alguns peixes para que pesquisadores possam conhecer seu comportamento e desenvolver formas de lidar com ele.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: