publicidade

Duas astronautas são as primeiras em caminhada espacial só com mulheres

21/10/2019 às 10:302 min de leitura

A bióloga Jessica Meir e a engenheira elétrica Christina Koch foram protagonistas de um fato histórico na última sexta-feira (18): elas foram as representantes da primeira caminhada espacial feita só por mulheres. Iniciada por Yuri Gagarin em 1961, a perambulação espacial do ser humano tem se mostrado constante, porém tem sido uma atividade de predominância masculina, gerando vários protestos de grupos que reclamam da falta de participação feminina nas expedições. 

austronautas femininas
As duas astronautas que fizeram a primeira caminhada feminina no espaço. Fonte: NASA


As primeiras astronautas a fazerem caminhadas espaciais foram a russa Svetlana Savitskaya, no ano de 1984, seguida pela americana Kathy Sullivan, astronauta da NASA, que fez sua viagem três meses após a russa. Por mais que as mulheres estejam participando de caminhadas espaciais desde a década de 1980, o número é baixo em relação aos homens (somente 10% são mulheres). As coisas, porém, parecem estar mudando. 

A vez das mulheres astronautas 

Por causa de um problema em uma unidade de bateria defeituosa da Estação Espacial Internacional (ISS), que tem impedido que as baterias que foram instaladas recentemente fornecessem energia corretamente, enfim chegou o momento da caminhada espacial com uma tripulação constituída apenas por mulheres.

Quem são as duas protagonistas da missão


A inspiração em ser astronauta, segundo Jessica Meir, veio ainda quando era criança, por ter visto na televisão um ônibus espacial partindo em missão algumas vezes. Além disso, o céu coberto de estrelas que brilhavam intensamente na zona rural onde morava, no estado do Maine, extremo nordeste dos Estados Unidos, também causavam fascínio nela. Um fato interessante é que, como ela tem dupla cidadania americana e sueca, será também a primeira sueca a ir ao espaço.  

astronauta Jessica Meir
Jessica Meir. Fonte: NASA


Quanto à Chistina Koch, essa já foi sua quarta caminhada espacial. Formada em engenharia elétrica e física pela Universidade da Carolina do Norte, ela iniciou sua jornada para ser uma astronauta quando entrou no programa da Academia da NASA em 2001. 

astronauta Christina Koch
Christina Koch. Fonte: NASA


Na verdade, a primeira caminhada espacial feita só por mulheres deveria ter sito realizada meses atrás, mas acabou sendo adiada pois não tinha um traje espacial de tamanho adequado. Agora, com os uniformes corretos, as mulheres enfim conquistaram o espaço por conta própria. Veja o vídeo divulgado pela NASA que mostra como foi a caminhada das astrounautas:

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: