publicidade

Como as pessoas imaginavam o ano 2000 em 1900

21/10/2019 às 11:302 min de leitura

Parece ser difícil imaginar hoje como as pessoas dos anos 1900 projetavam o futuro, porque apesar de todas as transformações que elas vivenciaram, muitas outras coisas mudaram com o passar dos anos. Confira essa incrível amostra que explora a visão prospectiva daquele período para os anos 2000:

O ônibus voador no ano 2000 (Fonte: Wikimedia)
(Fonte: Wikimedia)

As imagens futuristas foram desenhadas por diversos artistas franceses, incluindo Jean-Marc Côté, e coloriram os cartões que ficavam dentro de caixas de cigarro e charutos. Cartões postais do período também exibiam as imagens. A primeira série deles foi produzida para a Exposição Universal de 1900, realizada em Paris. As ilustrações só conseguiram um maior destaque após a publicação do livro Futuredays: Uma visão do século XIX do ano 2000, por Isaac Asimov, em 1986. Apesar dos artistas não terem acertado totalmente como o futuro seria, as imagens não deixam de ser interessantes. 

O trabalho dos bombeiros seria mais dinâmico (Fonte: Wikimedia)
Policiais teriam novos recursos disponíveis em suas perseguições (Fonte: Wikimedia)
Carteiros teriam uma rotina menos cansativa (Fonte: Wikimedia)

Audiojornal no ano 2000 (Fonte: Wikimedia)
Barbearia no ano 2000 (Fonte: Wikimedia)

Cinema no ano 2000 (Fonte: Wikimedia)

É interessante observar como na época em que os desenhos foram feitos, a tecnologia já era vista como a grande propulsora da humanidade. Mas toda a visão acerca da poluição e dos malefícios oriundos dos recursos tecnológicos, quando usados em excesso, não foi explorada na amostra. A mentalidade das pessoas era bem diferente da nossa, afinal. Se novos desenhos fossem feitos hoje, com certeza o futuro imaginado seria bem diferente

A faxina no ano 2000 (Fonte: Wikimedia)

A pesca no ano 2000 (Fonte: Wikimedia)

A cozinha no ano 2000 (Fonte: Wikimedia)

A perseguição de micróbios (Fonte: Wikimedia)

(Fonte: Wikimedia)

O trem elétrico no ano 2000 (Fonte: Wikimedia)

A orquestra robótica (Fonte: Wikimedia)

Nanotecnologia, bots, softwares capazes de escrever romances: nada disso era imaginado. Hoje vivenciamos o aumento das possibilidades diante da acumulação de necessidades. Muitas delas foram promovidas pela publicidade e muitas outras surgiram a partir dos problemas que a modernidade nos trouxe. E ainda assim, alguns dos recursos imaginados naquele período, se fossem viáveis, poderiam nos ser úteis hoje.

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: