
Ciência
21/10/2019 às 11:30•2 min de leitura
Parece ser difícil imaginar hoje como as pessoas dos anos 1900 projetavam o futuro, porque apesar de todas as transformações que elas vivenciaram, muitas outras coisas mudaram com o passar dos anos. Confira essa incrível amostra que explora a visão prospectiva daquele período para os anos 2000:
As imagens futuristas foram desenhadas por diversos artistas franceses, incluindo Jean-Marc Côté, e coloriram os cartões que ficavam dentro de caixas de cigarro e charutos. Cartões postais do período também exibiam as imagens. A primeira série deles foi produzida para a Exposição Universal de 1900, realizada em Paris. As ilustrações só conseguiram um maior destaque após a publicação do livro Futuredays: Uma visão do século XIX do ano 2000, por Isaac Asimov, em 1986. Apesar dos artistas não terem acertado totalmente como o futuro seria, as imagens não deixam de ser interessantes.
É interessante observar como na época em que os desenhos foram feitos, a tecnologia já era vista como a grande propulsora da humanidade. Mas toda a visão acerca da poluição e dos malefícios oriundos dos recursos tecnológicos, quando usados em excesso, não foi explorada na amostra. A mentalidade das pessoas era bem diferente da nossa, afinal. Se novos desenhos fossem feitos hoje, com certeza o futuro imaginado seria bem diferente.
Nanotecnologia, bots, softwares capazes de escrever romances: nada disso era imaginado. Hoje vivenciamos o aumento das possibilidades diante da acumulação de necessidades. Muitas delas foram promovidas pela publicidade e muitas outras surgiram a partir dos problemas que a modernidade nos trouxe. E ainda assim, alguns dos recursos imaginados naquele período, se fossem viáveis, poderiam nos ser úteis hoje.