Carlsberg desenvolve garrafa de papel para sua cerveja

22/10/2019 às 15:002 min de leitura

A preocupação com o meio ambiente e a inovação no desenvolvimento de soluções sustentáveis para seus produtos vêm se mostrando tendências em diversos segmentos do mercado e, desta vez, uma marca de cerveja resolveu dar um passo nesta direção.

A Carlsberg, empresa dinamarquesa de cerveja, está fazendo sua parte para reduzir a utilização de plásticos e lançou uma garrafa de papel. De acordo com a Bloomberg, foram lançados, para pesquisa, dois protótipos feitos de fibra de madeira e revestidos com uma camada de polímero. Eles foram mostrados na Cúpula Mundial de Prefeitos, em Copenhague.

O lançamento das embalagens de papel para cerveja é apenas parte da iniciativa da empresa de acabar com as emissões de carbono em suas cervejarias até 2030. A Carlsberg já eliminou de suas embalagens a utilização de anéis de plástico que uniam as latas de cerveja. A ação aconteceu depois que a empresa começou a ver e se certificar de que esses itens eram frequentemente responsáveis pela morte de diversas espécies da vida marinha.

Empresa quer criar embalagem de base totalmente biológica. (Foto: Carlsberg Group/Divulgação)

Pensando na natureza

Embora sejam esteticamente diferentes, os dois protótipos são totalmente recicláveis. Enquanto um utiliza uma camada de filme reciclado de tereftalato de polietileno, o outro possui uma camada de filme de polímero de polietileno furanoato de base biológica. A empresa tem como objetivo criar uma garrafa com 100% de base biológica sem os polímeros para armazenar sua cerveja.

A vice-presidente de desenvolvimento de grupo do Carlsberg Group, Myriam Shingleton, salientou que os dois protótipos são um passo importante enquanto a empresa ainda “não chegou lá”. Ela explicou ainda que a ambição final é inovar o mercado. “A inovação leva tempo e continuaremos a colaborar com os principais especialistas, a fim de superar os desafios técnicos remanescentes, assim como fizemos com o nosso Snap Pack”, complementou em comunicado.

A empresa dinamarquesa também trabalha em parceria com a Coca-Cola Co., Absolut e L’Oreal em um projeto para desenvolver alternativas de embalagens mais sustentáveis.

Protótipos foram apresentados em Copenhague . (Foto: Carlsberg Group/Divulgação)
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: