publicidade

“Uau, funciona!”: Musk publica 1º tweet usando sua 'internet espacial'

23/10/2019 às 14:002 min de leitura

Não bastasse ter a ideia, construir e lançar, o fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk, resolveu experimentar a internet de sua recém-nascida rede de satélites StarLink. O resultado apareceu no Twitter na terça (22), em dois tweets.

“Mandando esse tweet pelo espaço via satélite StarLink”

“Uau, funciona!”

O entusiasmo de Musk encontra eco no público, principalmente porque a internet via satélite tradicional é o último recurso para quem mora em áreas remotas e não têm opções mais confiáveis para acessar a rede (mesmo que isso signifique suportar velocidades lentas e alta latência).

Em maio, a SpaceX botou em órbita 60 satélites, mas o projeto prevê o envio de milhares de outros (há pedidos para 40 mil). Alguns deles serão posicionados em órbitas baixas para diminuir a latência no envio de dados. Para o lançamento dos primeiros 400 satélites, estão previstos mais seis lançamentos. Segundo Elon Musk, usuários em Terra já começarão a ter acesso à conectividade inicial à internet depois de 12 lançamentos; mais 12, e o serviço alcançaria quase todo o planeta.

starlinkPosição desejada de todos os satélites da rede StarLink (Reprodução/SpaceX)

Musk planeja lançar cerca de mil satélites nos próximos 12 meses, seguidos por outros mil a cada ano. A previsão é de que, até novembro de 2027, todos os satélites da Missão StarLink, cada um transmitindo cerca de 1 terabit de largura de banda funcional, estejam em órbita. Isso é o suficiente para mil pessoas assistirem a streaming de vídeo em 4K ao mesmo tempo.

Em maio, a SpaceX lançou 40 satélites ao redor da Terra; destes, três deixaram de funcionar em junho. (Fonte: StarLink/Reprodução)

Apesar de já estar funcionando, ainda falta muito para que ele seja comercializado. O tempo está se mostrando curto, já que a SpaceX já não está mais sozinha no nicho: a rede de 650 satélites da OneWeb já começou a ser lançada ao espaço e a Amazon pretende ter três mil satélites com sua marca orbitando a Terra muito em breve.

“Uau, funciona!”: Musk publica 1º tweet usando sua 'internet espacial' via TecMundo

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: