Estudo analisa ligação entre células cerebrais e a ansiedade

30/10/2019 às 11:002 min de leitura

Uma descoberta ocorrida a partir de um estudo realizado com camundongos na Universidade de Utah, localizada em Salt Lake City, nos EUA, concluiu que há um novo tipo de linhagem celular cerebral que apresenta vínculo entre o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e a ansiedade.

A nova linhagem, denominada Micróglia da Linhagem Hoxb8, inibe quaisquer práticas características em seres que apresentam o transtorno. Ou seja, os camundongos que não continham esse aspecto celular demonstraram comportamento obsessivo por limpeza. Além disso, os hormônios sexuais femininos aumentavam esses hábitos e, ainda, provocavam maiores níveis de ansiedade.

Mas afinal, o que é Micróglia?

O sistema nervoso corporal é composto por diversos tipos de células que atuam como suporte aos neurônios. Essas células, conhecidas como Células da Glia ou Neuróglia, são responsáveis pela sustentação, isolamento e transporte de substâncias aos neurônios, além de várias outras funções. Apesar de serem minúsculas em tamanho, são muito numerosas, ocupando metade do sistema nervoso, aproximadamente.

(Fonte: Pixabay)

Dentro desse grupo de Neuróglias são encontrados diversos tipos de células, cada uma com sua proporção e função próprias. As menores delas são as Micróglias, responsáveis pela defesa do sistema nervoso. Além de serem essenciais para que as estruturas cerebrais e os circuitos neurais sejam ligados durante o processo de desenvolvimento do cérebro, ainda no útero da mãe.

O responsável pelo estudo, Dimitri Traenkner, e seus colegas desvendaram o fato de que a Micróglia da Linhagem Hoxb8 corresponde a, aproximadamente, 30% da micróglia do cérebro, contudo antes desses estudos ainda não se sabia se essa linhagem celular era incumbida à alguma função particular.

O estudo da Micróglia da Linhagem Hoxb8 e o TOC

A pesquisa deu-se a partir da desativação da Micróglia da Linhagem Hoxb8 em determinados camundongos, o que resultou no aumento de hábitos característicos do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Fenômeno muito semelhante ao humano, mais precisamente ao tipo de TOC conhecido como tricotilomania, que é identificado como o impulso incontrolável de arrancar os próprios cabelos.

Segundo Traenkner, conclui-se que a descoberta auxilia em um novo jeito de se tratar a ansiedade, facilitando o teste a novos medicamentos, que podem ajudar os camundongos e, posteriormente, os seres humanos.