Comida está modificando o crânio dos vombates na Austrália

19/11/2019 às 10:002 min de leitura

Os vombates são criaturas marsupiais encontradas principalmente na Austrália e que têm causado bastante curiosidade por uma mudança peculiar: seus maxilares estão se modificando rapidamente e pesquisadores estão em busca da resposta para isso.

Esses animais são herbívoros, ou seja, se alimentam apenas de plantas, grama e ervas. Entretanto, em situações mais escassas, eles podem se alimentar de uma comida mais dura, como cascas e diferentes tipos de raízes.

Como a comida tem modificado o crânio dos vombates?

“Acredita-se que as mudanças climáticas e a seca tornem essas plantas ainda mais duras, o que pode exigir adaptações adicionais no crânio a curto prazo. Os cientistas suspeitavam há muito tempo que os mamíferos marsupiais nativos australianos eram limitados em conseguir adaptar seu crânio dessa maneira", diz Vera Weisbecker, uma estudante do curso de ciências biológicas na universidade de Queenland.

Entretanto, nem todos os pesquisadores acreditam nessa teoria e testes começaram a ser feitos para entender o real motivo dessa mudança. Uma técnica chamada de morfometria geométrica (que estuda justamente a variação das formas) foi utilizada, estudando como o corpo de três espécies diferentes do vombate se comportava com cada uma delas tendo uma dieta diferente de comida.

Após a realização de exames de tomografia, pode-se comprovar que os animais realmente estão tendo adaptações na região da mandíbula e crânio de maneira acelerada.

De acordo com Olga Panagiotopoulou, uma das colíderes da pesquisa "Parece que os indivíduos de cada espécie de vombate diferem mais onde os músculos da mastigação se ligam ou onde a mordida é mais difícil".

"Isso significa que as formas individuais estão relacionadas à dieta e às preferências alimentares de um indivíduo. Seus crânios parecem estar mudando para combinar com suas dietas", completa a pesquisadora.

Essa descoberta pode significa um novo começo para a espécie, já que o vombate-de-nariz-peludo-do-norte, que está em risco de extinção, pode se adaptar a um novo tipo de comida, conseguindo assim continuar na natureza.

Entretanto, a pesquisa também indica que essa modificação não está acontecendo com todos os vombates, sendo encontrada a variação apenas nos tipos encontrados na Austrália.