Dengue: inseticida artesanal pode matar larvas do mosquito

25/11/2019 às 07:002 min de leitura

A pesquisadora Layse Reis, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), desenvolveu um inseticida alternativo para o combate ao Aedes aegypti. O produto pode ser feito em casa à base das sementes da árvore nim. Segundo sua pesquisa, a eficácia é de 76,6% de mortalidade das larvas do mosquito da dengue.

O Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya. Um dos grandes desafios no combate ao mosquito é eliminar o seu criadouro. Ele se reproduz em água parada e, mesmo após o extermínio das larvas, elas reaparecem no local após um tempo.

As regiões que não possuem abastecimento de água frequente são especialmente afetadas, pois as famílias precisam estocar água de forma improvisada, local propício para a reprodução do mosquito.

Assim, a pesquisa de Layse tinha como objetivo desenvolver uma alternativa sustentável para essas famílias. Isso porque muitas vezes elas também não têm acesso aos inseticidas convencionais.

A planta nim no combate à dengue

neem-azadirachta-indica-inseticida-natural-contra-dengue
Sementes da árvore nim são eficazes inseticidas contra as larvas do mosquito da dengue. Foto: 123RF

A Azadirachta indica é a árvore popularmente conhecida como nim ou neem. O óleo da planta já é usado para o combate das larvas. Mas esses produtos podem ser caros ou não estar disponíveis a pessoas que moram afastadas de grandes centros.

"Para isso nós testamos formulações do bioinseticida neem como método de controle alternativo do mosquito transmissor das arboviroses e nossa meta era conseguir uma alternativa simples, de baixo custo, e com fácil produção", afirmou a pesquisadora Layse Reis ao portal da UEFS.

Durante seu mestrado em ecologia, Layse testou o uso de folhas e frutos da árvore. O resultado obtido com as folhas não foi positivo, mas com a semente dos frutos sim. Segundo a pesquisadora, a mortalidade chegou a 76,6% das larvas em apenas 24 horas.

Como fazer o inseticida em casa

O inseticida é fácil para se fazer em casa: primeiro deve-se secar o fruto e retirar as sementes. Em seguida, seque novamente apenas as sementes e triture.

Cada 400g de semente triturada deve ser colocada em 1 litro de água, deixando descansar por 24 horas. Após esse período basta jogar o inseticida em possíveis criadouros do mosquito da dengue.

O uso do inseticida deve ser feito apenas de forma caseira e em locais de possível foco do mosquito da dengue. Isso porque o composto da árvore também causa a morte de abelhas, insetos fundamentais para nosso ecossistema.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: