Entenda como existem canções 'universais' em todo o mundo

Entenda como existem canções 'universais' em todo o mundo

Último Vídeo

Com certeza você já deve ter se deparado com músicas famosas que se parecem. Entretanto, um novo estudo mostrou que existem músicas "universais", ou seja, apesarem de serem compostas em locais e épocas diferentes, elas possuem algumas caraterísticas em comum, como o arranjo ou até mesmo o tema abordado nela.

Recentemente, pesquisadores do Instituto de Música da Universidade de Harvard fizeram uma análise em quase um século de etnomusicologia com mais de 315 culturas, conseguindo assim, fazer uma análise transcultural das semelhanças e diferenças das canções de cada local.

Além da música em si, também foram analisadas mais de 5 mil descrições de canções, além de mais de 2 mil traduções de cerca de 60 culturas em 30 regiões geográficas diferentes, o que permitiu aumentar o campo de alcance da pesquisa.

A pesquisa mostrou que existem estruturas e elementos melódicos parecidos em todo o mundo: "As canções de ninar e dançantes são onipresentes e também altamente estereotipadas", conta o biólogo evolucionário  Manvir Singh da Universidade de Havard.

(Fonte: Unsplash/Divulgação)

Já ouvi essa música antes...

Mas essa semelhança entre músicas não foi percebida só agora: em estudos anteriores, foram evidenciados que, mesmo sem nunca ter ouvido uma determinada canção, era possível dizer se ela era uma canção de ninar, por exemplo, por conta da sua construção melódica, ritmo ou até mesmo a letra.

O resultado de todo esse estudo é tido como um importante passo para criar uma espécie de gramática musical universal, conseguindo assim entender como a mente humana produz e responde às músicas de forma geral.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.