
Ciência
09/12/2019 às 12:00•2 min de leitura
A maioria das pessoas vê o ato de conseguir enxergar cores como algo absolutamente trivial. Mas para algumas pessoas, como é o caso de Jonathan Jones, um menino de 12 anos que é daltônico, ver as cores pela primeira vez é algo inesquecível.
Jonathan Jones é um garoto que mora na cidade de Cottonwood, no Estado de Minnesota, nos Estados Unidos. Ele possui um tipo de daltonismo severo. O adolescente estava na sala de aula quando o diretor da escola, que é igualmente daltônico, entregou a ele um par de óculos no decorrer de uma aula sobre problemas de visão.
My little brother is severely colorblind and so is his principle at school. While they were learning about colorblindness in class, his principle brought in some glasses that let him see color for the first time, and he was very emotional. Check it out: pic.twitter.com/LQhAND9RJq
— Ben Jones (@BenJones_5) November 21, 2019
Ao experimentar o objeto e ver as cores pela primeira vez, o garoto fica bastante emocionado. O irmão de Jonathan, Ben Jones, publicou o vídeo em seu Twitter e viralizou. Aproveitando a repercussão do vídeo, a família do menino daltônico criou uma campanha para comprar um par de óculos para o jovem.
A meta era obter US$ 350, que é o valor de um óculos da marca Enchroma, a mesma usada pelo garoto no vídeo. Contudo, a campanha conseguiu arrecadar surpreendentes US$ 17 mil. A família declarou que vai usar todo o valor que sobrou para ajudar outras crianças com o mesmo problema.
O daltonismo é uma condição que faz com que uma determinada pessoa não seja capaz de identificar todas as cores. Existem essencialmente três tipos de daltonismo: