Gatos têm expressões faciais que humanos não compreendem

Se você é dono de gato deve saber que eles têm um jeito todo especial de demonstrar suas emoções. Diferente dos cachorros que são mais transparentes quanto ao que estão sentido, os gatos são mais discretos e às vezes é difícil saber o que está se passando pela cabeça do seu felino. 

Um estudo canadense acaba de confirmar o que a gente já suspeitava: nós não entendemos os nossos gatinhos direito. A pesquisa usou pequenos vídeos que focavam na expressão facial de gatos em diversas situações, então, os voluntários deveriam analisar as imagens e dizer se o felino estava com uma expressão positiva ou negativa. Como o objetivo era perceber apenas a carinha dos bichanos, o vídeo focalizava apenas essa parte e não haviam expressões extremas como quando o gato mostra os dentes ou se prepara para um ataque evidente. 

Gato lambendo a pata
Fonte: Freepik

O resultado foi que boa parte das pessoas não conseguiu compreender o que os gatos estavam querendo “dizer”com aquelas caras. Foram 6300 pessoas participantes de 85 países, mas apenas 13% conseguiu acertar mais de 15 expressões e ganhar o apelido de “Cat Whisperers” usado pelos pesquisadores para definir aqueles que conseguem entender os “sussuros” (whisper, em inglês) dos gatinhos. 

Segundo os pesquisadores, este tipo de estudo é importante para estreitar os laços entre os felinos e seus donos, além de proporcionar mais qualidade de vida para os gatos, já que eles costumam esconder suas emoções. 

Quer testar suas habilidades como Cat Whisperer? A equipe de pesquisa criou um site onde qualquer um pode descobrir o quanto entende o que os gatinhos estão sentindo. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.