IA da Google supera especialistas na detecção do câncer de mama

IA da Google supera especialistas na detecção do câncer de mama

Último Vídeo

Um software de inteligência artificial da Google pode detectar o câncer de mama com maior precisão e rapidez do que os médicos. É o que sugere um novo estudo conduzido pela companhia de Mountain View, publicado na revista científica Nature, na última quarta-feira (1º).

No estudo, que teve a participação de pesquisadores do Google Health e da Imperial College London, a equipe desenvolveu e treinou um modelo de IA para analisar um conjunto de mamografias de mais de 25 mil mulheres britânicas e mais de 3 mil americanas, todas elas não identificadas.

Em comparação com o trabalho dos médicos, o algoritmo em questão conseguiu reduzir o número de falsos positivos em 5,7% nos dados referentes às mulheres dos EUA e em 1,2% nas britânicas. No caso dos falsos negativos, o resultado foi ainda melhor, com a redução de 9,4% nos Estados Unidos e 2,7% no Reino Unido.

A detecção rápida do problema facilita o tratamento. (Fonte: Freepik)

Segundo o estudo, a inteligência artificial teve acesso somente às imagens de raio-x das mamas das pacientes, enquanto os especialistas, que trabalham em dupla na hora do diagnóstico, tinham todo o histórico das mulheres à disposição, incluindo exames anteriores, mostrando o poder de análise do sistema.

Trabalho em conjunto com os médicos

Apesar da maior precisão e da identificação de menos falsos negativos e menos falsos positivos do que os especialistas, a inteligência artificial da Google não vai substituir completamente os médicos, pelo menos por enquanto.

Em vez disso, a tecnologia será usada no apoio ao trabalho dos profissionais que realizam exames de câncer de mama, podendo acelerar bastante o diagnóstico — o algoritmo consegue examinar as imagens em segundos.

Método mais comum para o rastreamento do câncer de mama, a mamografia digital costuma ter uma análise bem mais demorada quando feita pelos especialistas humanos, além de resultar em falsos positivos e falsos negativos, o que pode atrasar o início do tratamento.

IA da Google supera especialistas na detecção do câncer de mama via TecMundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.