Seja o primeiro a compartilhar

Estados Unidos advertem militares contra o uso de kits de DNA

Aqui no Brasil ainda não é muito comum, mas nos Estados Unidos muita gente pode ter ganhado um kit de DNA como presente de Natal. E muitos desses presentes podem ter ido rapidinho para o lixo depois do Pentágono lançar um memorando interno advertindo seu pessoal sobre os riscos de segurança que eles podem oferecer.

Aparentemente, o documento, que foi obtido inicialmente pelo Yahoo Notícias, afirma que kits de testes genéticos, como das empresas 23andme, Ancestry e MyHeritage, não são bem regulamentados e podem expor informações pessoais, criando problemas indesejados para os militares. Isso porque as leis americanas que protegem os trabalhadores civis contra descriminação genética não se aplicam aos que estão em serviço militar, que devem relatar qualquer problema médico. Ou seja, esses testes que não possuem um resultado completamente preciso podem atrapalhar no desenvolvimento da carreira na área.

Veracidade confirmada

O New York Times confirmou a existência do memorando com um porta-voz do Pentágono e o departamento esclareceu ao jornal que seus membros não estão proibidos de realizarem testes de DNA, mas, sim, que prefere que seus funcionários utilizem os serviços de laboratórios confiáveis.

Por mais que as empresas responsáveis afirmem que não venderão as informações obtidas nos testes de DNA para terceiros, elas ainda podem ser usadas por agências da lei para solucionar crimes. Além disso, já foi descoberto que bancos de dados de DNA podem ser facilmente hackeados. E nessa era em que informações estão disponíveis em todos os cantos, é sempre bom pensar duas vezes na hora de proteger sua privacidade.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER