O que está causando anéis de gelo no lago mais profundo do mundo?

06/02/2020 às 03:001 min de leitura

Uma força tarefa de pesquisadores de três países diferentes, França, Rússia e Mongólia, foi feita para investigar o mistério por trás dos anéis de gelo do Lago Baikal, na Sibéria. O fenômeno acontece todos os invernos e primaveras e se tornou uma das grandes incógnitas por trás da região.

O lago

O Lago Baikel é conhecido por ser o lago mais largo e mais profundo do mundo. Além disso, durante as estações do ano em que está congelado ele produz o fenômeno dos anéis de gelo. Esses anéis conseguem atingir até sete quilômetros de diâmetro e, segundo um novo estudo, podem ser vistos do espaço.

(Fonte: Sputnik/Reprodução)

Anteriomente, acreditava-se que o fenômeno aparecia por causa de bolhas de metano originadas do fundoda água, condições atmosféricas ou, até mesmo, por práticas alienígenas. Entretanto, nenhuma dessas respostas é a verdadeira.

A pesquisa

A resposta surgiu de uma pesquisa que reuniu franceses, russos e mongóis e foi feita durante os anos de 2016 e 2017. Eles chegaram a conclusão de que a causa da formação dos anéis de gelo são os redemoinhos de água quente que são agitados sob o gelo do Lago Baikal.

Os pesquisadores fizeram furos nos gelos próximos ao fenômeno e soltaram sensores água abaixo para fazer análises. Esses sensores mostraram que os redemoinhos quentes eram formados debaixo da água e tinham uma peculiaridade: suas correntes mais fracas no meio.

(Fonte: MODIS/NASA/Divulgação)

Portanto, as correntes externas do redemoinha tinham mais força e as internas menos força. Dessa forma, a corrente da borda do anel era mais forte e deixava o gelo mais fino, enquanto, no centro, era mais fraca e deixavam o gelo mais espesso. E, dessa maneira, acabam formando os famosos anéis de gelo.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: