Nova espécie de caracol é batizada em homenagem a Greta Thunberg

01/03/2020 às 03:002 min de leitura

Um pequenino caracol, descoberto nas matas do Parque Nacional de Ulu Temburong, em Bornéu, foi batizado em homenagem à ativista climática sueca Greta Thunberg por uma razão: “Ele pertence ao ramo Caenogastropoda, um grupo de caracóis terrestres sensíveis à seca, a temperaturas extremas e à degradação florestal”, explicou o biólogo evolutivo, ecologista e cientista holandês Menno Schilthuizen. A nova espécie recebeu o nome de Craspedotropis gretathunbergae.

O novo caracol pertence a um ramo de moluscos sensíveis aos principais efeitos das mudanças climáticas (como temperaturas extremas e degradação ambiental), que hoje atingem as florestas de Bornéu. (Fonte: Taxon Expeditions/Pierre Escoubas/Divulgação)

O molusco foi encontrado bem próximo ao Centro de Estudos de Campo de Kuala Belalong, uma estação de campo de pesquisas mantido pela Universiti Brunei Darussalam (UBD). O espécime estava no sopé de uma encosta íngreme, perto da margem de um rio.

Jonathan Pat Lim, o descobridor do C. gretathunbergae, é diretor de Produtos de uma imobiliária americana online e cientista-leigo nas horas vagas. (Fonte: Taxon Expeditions/Pierre Escoubas/Reprodução)

O mérito do achado é de Jonathan Pat Lim, um dos chamados “cientistas cidadãos”, pessoas amantes da ciência que se engajam nas expedições promovidas pela Taxon. A empresa organiza viagens em busca de novas espécies, formando grupos com cientistas (como Schilthuizen, que é cofundador da Taxon) liderando o trabalho tanto de especialistas como de leigos.

Greta não foi a primeira

O nome do caracol foi escolhido por votação entre os participantes da expedição e a equipe do Parque Nacional de Ulu Temburong. “Essa homenagem a Greta Thunberg é a nossa maneira de reconhecer a luta de sua geração para corrigir problemas que ela não criou”, disse Pat Lim.

Greta não foi a única a ser homenageada através de uma descoberta da Taxon Expeditions: em 2018, o ator Leonardo Dicaprio deu nome a uma nova espécie de besouro-d'água, agora conhecido como Grouvellinus leonardodicaprio, achada nas proximidades de uma cachoeira na bacia de Maliau, na Malásia.

Nova espécie de caracol é batizada em homenagem a Greta Thunberg via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: