Ex-terraplanista diz que o movimento funciona como uma seita

04/03/2020 às 05:002 min de leitura

Já ouviram falar em “ex-terraplanistas”? Eles existem! Eduardo Dias, 32 anos, é um deles. Nascido em Vila Velha, Espírito Santo, o youtuber se considera um questionador e sempre gostou de teorias da conspiração. Depois de passar um tempo defendendo o terraplanismo, hoje ele se autodeclara como o maior inimigo do movimento no Brasil.

Como tudo começou

Apaixonado por histórias e conspirações, Dias se deparou com o terraplanismo há cerca de 4 anos. Como ele já questionava a ida do ser humano à Lua, começar a acreditar que a Terra tem o formato de um disco foi mais ou menos natural.

O moço disse que passou aproximadamente 2 meses defendendo veementemente o movimento, mas sua crença começou a enfraquecer quando, na época, tentava gravar vídeos argumentando a favor do terraplanismo, para postar em seu canal do YouTube, chamado "Sistemático", e não encontrava provas ou indícios científicos que o sustentassem.

O ex-terraplanista Eduardo Dias. (Fonte: BBC/Eduardo Dias/Reprodução)

Para alguns, o movimento é uma seita

Ele se tornou terraplanista porque queria questionar uma ideia preestabelecida. Ao perceber que os argumentos do movimento não conseguiam sustentar o que apresentava, ele resolveu abandoná-lo.

Segundo Dias, o terraplanismo conta com 2 tipos de pessoas: as honestas, que são levadas a questionar uma ideia já absorvida pelo senso comum; e as desonestas, que muitas vezes nem creem que a Terra é realmente plana, mas participam dele por vê-lo como uma seita. Não importa o quanto você tente argumentar, essas pessoas não estão abertas a debater, somente ignoram os fatos e seguem deturpando a Ciência.

Para Eduardo, esses indivíduos agem assim como uma estratégia de autopromoção. A maioria delas só quer se sentir “parte de um grupo” ou ainda ganhar dinheiro monetizando vídeos no YouTube e em outras plataformas. Por isso, elas continuam investindo em uma ilusão.

Ex-terraplanistas são comuns, mas eles se escondem

De acordo com o youtuber, as pessoas que abandonam o movimento não são tão raras assim. Ele mesmo já recebeu mais de 200 e-mails de pessoas que deixaram-no de lado, algumas até por causa dos vídeos antiterraplanistas postados por Dias. No entanto, é muito difícil encontrar indivíduos que se autodeclaram como ex-terraplanistas publicamente, porque eles sentem vergonha de admitir que acreditaram em algo tão grotesco.

Ele também informou que já sofreu ameaças por meio de mensagens em redes sociais e no WhatsApp. Algumas dessas mensagens são "infantis", outras nem tanto.

Ex-terraplanista diz que movimento funciona como uma seita via TecMundo

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: