Primeira fotografia da Lua foi capturada há exatamente 180 anos

Primeira fotografia da Lua foi capturada há exatamente 180 anos

Último Vídeo

Há exatos 180 anos, em 1840, a primeira fotografia da Lua era capturada pelo nova iorquino John William Draper. A imagem se tornou um marco atemporal por ser o primeiro registro já feito do satélite terrestre, alvo de tanta curiosidade dos pesquisadores. Draper era cientista e fotógrafo, unindo suas duas vocações em um único momento.

O pesquisador estudava fotoquímica como meio de encontrar maneiras mais eficazes de fazer registros fotográficos. A tentativa anterior de tirar uma foto da Lua, feita por Louis Daguerre, acabou dando errado por sair embaçada. Draper, com seus estudos, conseguiu superar as dificuldades da época e fazer um registro válido.

(Fonte: NYU Archives/Reprodução)(Fonte: NYU Archives/Reprodução)

Processo de captura

Obviamente, Draper também enfrentou muitos empecilhos ao tentar fotografar a Lua, principalmente por ser em 1840, em que a tecnologia estava longe do que se compreende hoje.

Foi preciso um longo período de observação, acompanhando a trajetória da Lua, para poder se preparar para o registro.

O processo de captura da foto demorava um bom tempo para poder absorver todos os detalhes, por isso era imprescindível que o objeto estivesse parado - ou a fotografia sairia borrada. Como é impossível parar o movimento da Lua, o fotógrafo precisava antever a trajetória e se posicionar de modo a capturá-la com maior precisão. É por isso que houveram falhas antes de Draper, mas a sua técnica esclareceu para muitos o que era necessário fazer para alcançar o objetivo esperado.

Fora isso, a evolução da tecnologia também influenciou grandemente para que os mais diversos astros fossem capturados com uma grande riqueza de detalhes, até por aqueles que são amadores.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.