Divertida experiência mostra quão rápido germes podem se espalhar

Divertida experiência mostra quão rápido germes podem se espalhar

Último Vídeo

Manter as mãos longe do rosto é uma medida essencial em tempos de coronavírus. Mas, mesmo com muito cuidado, eventualmente acabamos tocando a boca, os olhos e o nariz. Para reforçar a importância de mantê-las limpas e desinfetadas, este ex-engenheiro da NASA, Mark Rober, fez uma experiência bastante visual.

Rober usou pó translúcido para mostrar quão rápido os germes se espalham pelas superfícies que tocamos mesmo quando estamos sendo cuidadosos. Em uma situação normal, segundo ele, uma pessoa toca o rosto em média 16 vezes por hora.

Mesmo tomando cuidado para evitar tocar o rosto, os germes conseguem chegar à faceMesmo tomando cuidado para evitar tocar o rosto, os germes conseguem chegar à face

Utilizando uma sala de aula como ambiente de teste, o engenheiro espalhou nas mãos da professora e de um dos alunos um pó translúcido — que é invisível, mas pode ser enxergado com o uso de uma luz ultravioleta.

Depois de um período de atividades na sala, ele ativou a iluminação especial para revelar todas as áreas por onde o pó havia se espalhado. Em poucas horas, os "germes" estavam por toda a sala, não apenas nas mãos, mas nas mesas, nos materiais escolares, brinquedos e nas torneiras onde os estudantes lavavam as mãos.

Pó translúcido ajudou a ver o "caminho" dos germesPó translúcido ajudou a ver o "caminho" dos germes

Ao final do experimento, não havia uma única criança que não estivesse com os braços e dedos “contaminados”, mesmo depois que o engenheiro pediu que todas elas lavassem as mãos.

Rober aproveitou a visita para mostrar maneiras mais eficientes de eliminar os germes durante a limpeza. Embora as pessoas gastem em média oito segundos esfregando uma palma na outra, o procedimento ideal dura pelo menos 20 segundos e é importante esfregar bem os dedos, as unhas e as palmas das mãos para eliminar toda a sujeira.

A mão deve ser lavada por pelo menos 20 segundosA mão deve ser lavada por pelo menos 20 segundos

Além disso, ele também fez um teste com sua própria rotina: colocou um pouco da substância em suas próprias mãos e tentou mantê-las longe do rosto por uma hora. Mesmo prestando a atenção e acreditando que havia conseguido, ao final do período a mesma estava tomada por pó translúcido.

Você pode conferir a experiência na íntegra neste vídeo:

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.