Coronavírus pode causar danos cardíacos a pacientes

06/04/2020 às 12:001 min de leitura

Grande parte das complicações relacionadas ao novo coronavírus tiveram associação com problemas respiratórios e a falta de respiradores suficientes para os pacientes. Agora, os médicos estão em busca de desvendar um novo enigma que vem elevando as mortes pela doença.

Os danos deste enigma possuem relação direta aos problemas cardíacos,  gerando mortes por parada cardíaca. Enquanto os dados da covid-19 circulam, especialistas cardíacos acreditam que o coronavírus tenha a capacidade de infectar o músculo cardíaco. 

Universidade do Texas apresenta dados

Um estudo publicado na revista médica JAMA Cardiology e realizado pelo Centro de Saúde e Ciência da Universidade do Texas em 75 infectados mostrou que dois a cada cinco pacientes morrem devido a danos cardíacos após serem infectados pelo coronavírus. Na maior parte dos casos, os pacientes não apresentam extrema insuficiência respiratória.

Em um outro estudo realizado com 121 pacientes, onde 12 deles possuía problemas cardiovasculares subjacentes, a taquicardia foi o problema mais comum (72%).  A hipertensão apresentou-se em 50% dos pacientes, a bradicardia em 15%, a cardiomegalia transitória em 11% e a fibrilação atrial paroxística em um único paciente. 

Os danos são causados pelo coronavírus?

A medicina está na busca para compreender quais são as verdadeiras causas dos danos gerados ao coração. A grande problemática é que a maior parte dos pacientes após pegar a covid-19 fica muito debilitada. Isso acaba tornando a tarefa de investigação muito difícil para os médicos.

O professor de cardiologia da Faculdade de Medicina Feinberg da Northwestern University, Dr. Robert Bonow, disse que os danos encontrados nos pacientes podem ser causados pelo coronavírus. Um estudo inicial mostrou que ele faz ligação a determinados receptores do pulmão que também estão presentes no músculo cardíaco.

Os médicos especialistas ao redor do mundo continuam coletando e publicando dados. Neste momento é imprescindível compreender os reais motivos dos danos cardíacos para que mais pacientes possam vencer o coronavírus.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: