publicidade

Coronavírus pode circular pelo Brasil até setembro, segundo relatório

08/04/2020 às 07:002 min de leitura

Um relatório divulgado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical sugere que medidas de isolamento social são uma forma eficaz de combater a disseminação do coronavírus no Brasil neste período considerado pela publicação como inicial. O documento ressalta ainda que novos estudos indicam o potencial de circulação do SARS-CoV-2, estimada até setembro deste ano. 

Ainda de acordo com o relatório, pelas estimativas, é importante que o isolamento seja reforçado neste momento para que o sistema de saúde não seja sobrecarregado, proporcionando, assim, menos impactos tanto econômicos quanto sociais. O artigo é assinado por vários cientistas do país, inclusive pelo ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Todos defendem a adoção da estratégia.

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

“Vários modelos matemáticos mostraram que o vírus estará potencialmente circulando até meados de setembro, com um pico importante de casos em abril e maio”, escrevem os autores. “Assim, existem preocupações quanto à disponibilidade de unidades de terapia intensiva (UTI) e ventiladores mecânicos necessários para pacientes hospitalizados com Covid-19, bem como a disponibilidade de testes diagnósticos específicos.”

Achatando a curva

O documento traz mais apontamentos, como os relacionados à postura da Organização Mundial da Saúde no início do que viria a se tornar uma pandemia, sugerindo que, se tivesse sido mais específica com relação aos perigos da doença, possibilitaria ações internacionais em tempo hábil. 

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

“É importante notar, no entanto, que em 27 de janeiro a OMS admitiu um erro significativo associado ao risco global do COVID-19, avaliação que, até três dias antes, era considerada moderada", afirmam. O período de três dias foi o tempo levado para aumento do alerta de risco e, segundo os cientistas, poderia ter feito a diferença.

"O isolamento social é uma medida que deve ser sugerida no início para achatar a curva epidemiológica com o mínimo possível impacto econômico", finalizam. Até esta manhã, foram registrados 14.072 infectados em todos os estados brasileiros, acumulando 691 mortes.

Coronavírus pode circular pelo Brasil até setembro, segundo relatório via TecMundo

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: