Missão que tem Mercúrio como destino vai fazer análise única da Lua

08/04/2020 às 08:002 min de leitura

Graças à missão BepiColombo, teremos uma visão única da Lua nos próximos dias por meio de uma tecnologia que usa luz infravermelha. Justamente nessa semana, mais precisamente ontem (07), foi possível observar a maior superlua do ano, mas a sonda que tem como destino o planeta Mercúrio vai poder observar o satélite natural de maneira especial amanhã (09).

Melhor dia para observação será no dia 8 de abril (Fonte: Pexel/Reprodução)Melhor dia para observação será no dia 8 de abril (Fonte: Pexel/Reprodução)

BepiColombo e a Lua

De acordo com os cientistas e engenheiros do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e do Instituto de Planetologia da Universidade Westphalian Wilhelms, de Munster, essa é uma oportunidade única para se estudar a Lua em um experimento nunca antes feito: com infravermelho térmico. As análises serão feitas com um instrumento desenvolvido na DLR chamado Mercury Radiometer e Thermal Infrared Spectrometer (MERTIS).

O MERTIS conta com dois sensores de radiação sem refrigeração. O espectrômetro do dispositivo consegue abranger uma faixa de comprimento de onda que vai de sete a 14 micrômetros. Já o radiômetro atua em uma faixa de comprimento de onda entre sete e 40 micrômetros.

Como não haverá interferência ou absorção da atmosfera terrestre, a identificação dos minerais formadores de rochas da Lua será feita com uma resolução espacial de 500 metros, sendo muito mais otimizada e no infravermelho médio.

A oportunidade única de estudo e observação da Lua tem a ver com algo já previsto para a missão: a principal finalidade do sobrevoo próximo ao planeta e, por consequência, da Lua, é fazer com que a BepiColombo reduza um pouco sua velocidade sem que seja necessário usar os propulsores. A ideia é que esse procedimento garanta o direcionamento da sonda para uma trajetória rumo a Vênus.

Em sua viagem até a Terra, cortando o Sistema Solar interno, a sonda se movimentava a uma velocidade de 30,4 km/s. Conforme ela for se afastando do planeta, essa velocidade vai cair para 25 km/s.

Missão BepiColombo

A BepiColombo é a primeira missão europeia a mandar uma nave espacial para Mercúrio, por meio de uma parceria firmada com a agência espacial japonesa. O lançamento ocorreu em outubro do ano passado. As estimativas dos engenheiros e cientistas por trás da missão é de que a nave chegue ao seu objetivo no final de 2025.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: