Confira imagem da coroa solar com a melhor resolução possível

14/04/2020 às 06:592 min de leitura

Você já ouviu falar na coroa solar? É uma parte do Sol que só se torna visível a olho nu durante um eclipse total da estrela que nos aquece. Por conta disso, a evolução tecnológica e o desenvolvimento da ciência têm sido grandes aliados na luta de cientistas que buscam conseguir uma imagem perfeita da coroa solar.

Graças ao mundo high-tech em que vivemos atualmente, 17 pesquisadores de universidades e centros diferentes utilizaram um telescópio suborbital para tentar fazer a melhor imagem existente da coroa solar na história. A descoberta foi publicada por todos os autores no periódico online The Astrophysical Journal.

O processo para conseguir a foto

Para alcançar o sonho de conseguir uma foto em altíssima resolução da coroa solar, os pesquisadores enviaram o telescópio suborbital, chamado de High-Resolution Coronal Imager (Hi-C), para o espaço. Essa foi a terceira viagem do Hi-C, que aconteceu em maio de 2018 e durou apenas 10 minutos. Durante o trajeto, ele conseguiu capturar ótimas imagens graças à sua capacidade de fazer registros extremamente detalhados de objetos com mais de 70 quilômetros de distância.

(Fonte: Hi-C/The Astrophysical Journal/Reprodução)(Fonte: Hi-C/The Astrophysical Journal/Reprodução)

Para acertar na foto, o grupo decidiu focar os finíssimos fios de plasma da coroa solar, que possuem cerca de 200 quilômetros de largura. Robert Walsh, líder institucional da equipe do Hi-C e professor da University of Central Lancashire, disse em um comunicado que as imagens feitas no passado já estavam em alta resolução e que a conquista do grupo trouxe fotografias em definição ultra-alta.

As descobertas

Além de descobrirem a existências de fios de plasma de 200 quilômetros de espessura, a pesquisadora doutora Amy Winebarger acredita que, com as novas tecnologias e equipamentos que estão sendo criados, será possível revelar a dinâmica da camada externa do Sol de forma completamente nova.

(Fonte: Hi-C/University of Central Lancashire/Flickr/Reprodução)(Fonte: Hi-C/University of Central Lancashire/Flickr/Reprodução)

Outro mistério que buscam desvendar é o porquê da coroa solar ser tão quente: segundo as informações trazidas pelo Hi-C, a temperatura é de 5.500 ºC na superfície da estrela. Ao que tudo indica, o High-Resolution Coronal Imager irá ajudar os pesquisadores que pretendem unir suas descobertas com as que foram feita pela Parker Solar Probe da NASA e o Solar Orbiter da ESA.

Caso as pesquisas em conjunto dos três grupos ocorra bem, é possível que o mundo tenha novidades sobre o funcionamento do Sol nos próximos anos.