'Astrofarmácia' está entre os 23 estudos que serão financiados pela NASA

14/04/2020 às 08:062 min de leitura

A cada dia que passa, a sensação é de que novos estudos, pesquisas e avanços nos deixam mais e mais próximos do espaço e dos mistérios que o cercam. Apesar de parecer que não há mais como evoluir, que a tecnologia já atingiu seu teto, mais projetos inovadores nos mostram que há, sim, como avançar.

O NIAC (Innovative Advanced Concepts) ou, em tradução livre, Programa de Conceitos Avançados Inovadores da NASA, divulgou a lista de 23 estudos que foram selecionados para receber financiamento. Os projetos, que abrangem áreas como viagens espaciais e robótica, se encaixam no conceito de “mudar o possível” na indústria aeroespacial.

O Programa tem várias fases de financiamento, variando de US$ 125 mil (cerca de R$ 649 mil) por nove meses na fase 1 até US$ 2 milhões (em torno de R$ 10,3 milhões) em dois anos na fase 3. Separamos três dos selecionados que provavelmente podem dar bons frutos no futuro.

Telescópio na Lua

Telescópio deve ser instalado no lado oposto da LuaTelescópio deve ser instalado no lado oposto da Lua

O projeto tem como objetivo instalar um radiotelescópio no lado oposto da Lua, zona livre da ionosfera e isenta de outros ruídos de rádio que cercam a Terra. Com isso, pode ser possível detectar os comprimentos de onda ultrabaixos e que ainda não foram explorados pelos seres humanos. O telescópio, proposto por Saptarshi Bandyopadhyay, tecnólogo em robótica do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, teria 1 km de largura e ficaria dentro de uma cratera que ainda será escolhida, mas que ficaria no lado oposto da Lua. Se sair do papel, ele se tornaria o maior radiotelescópio de abertura cheia do Sistema Solar.

Astrofarmácia

Projeto pode tratar diversos problemas de saúde que os astronautas possam ter no espaçoProjeto pode tratar diversos problemas de saúde que os astronautas possam ter no espaço

Astronautas e cientistas no espaço também podem ficar doentes, certo? Certo. E como produzir tratamentos para as doenças que eles podem enfrentar nessa condição? A cientista Lynn Rothschild, do Centro de Pesquisa Ames da NASA, tem uma proposta: pré-programar as células resistentes ao espaço para produzir “drogas protéicas” quando adicionadas a menos de um mililitro de meio estéril. Com isso, diversas situações, como hemorragias, perda óssea e infecções dos astronautas poderiam ser tratadas.

Gravity Poppers

Sondas podem ajudar a determinar o campo de gravidade do corpoSondas podem ajudar a determinar o campo de gravidade do corpo

Os Gravity Poppers são pequenas sondas de salto implantadas na superfície de pequenos corpos em todo o Sistema Solar. O “estalar” das sondas poderia ser rastreado ajudando a determinar o campo de gravidade e a estrutura interna do corpo. O projeto foi desenvolvido por Benjamin Hockman, tecnólogo em robótica do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.