Zebra dá à luz filhote raro após cruzamento com asno

17/04/2020 às 08:002 min de leitura

Um filhote ao lado da mamãe zebra, mas com listras tão discretas que o corpo castanho mal deixa perceber. Esse é o resultado de uma "fugidinha". De acordo com a CNN, membros do Sheldrick Wildlife Trust (SWT) perceberam que as características incomuns do filhote eram, na verdade, bastante comuns, mas de um híbrido que nasceu do cruzamento entre a zebra e um asno, relação considerada bastante rara.

Filhote se diverte com a mãe em parque nacional (Fonte: Sheldrick Wildlife Trust)Filhote se diverte com a mãe em parque nacional. (Fonte: Sheldrick Wildlife Trust)

"Ao trabalhar com a vida selvagem, aprende-se a esperar o inesperado. Mesmo a história mais aparentemente simples pode eventualmente surpreender a todos nós", escreveu o SWT em comunicado. De acordo com testemunhas que acionaram a equipe em 2019, a zebra se aventurou em uma comunidade que faz fronteira com o Parque Nacional Tsavo East e se enturmou bem rápido.

Ela foi resgatada e transportada em segurança até Chyulu Hills, e a equipe ligou os pontos da história assim que observou de perto o filhote. Com gestação de 12 meses, o fruto da escapada nasceu no parque e logo ficou claro quem era o pai: um asno que vivia na comunidade visitada pela zebra 1 ano atrás. "Ela obviamente se familiarizou com um asno amoroso", escreveu a equipe do SWT.

O filhote está saudável e se desenvolvendo em ambiente seguro, mas pode ter problemas no futuro. "O filhote combina o corpo robusto de seu pai asno e as pernas listradas de sua mãe zebra, o que contribui para uma criatura impressionante. Embora, de outra forma, deva levar uma vida normal, ele é um burro [o híbrido entre o asno e outro equino, como a zebra ou o cavalo], o que significa que não será possível reproduzir com sucesso quando atingir a maturidade", explicou o SWT.

Equipe percebeu que o filhote tinha características Equipe percebeu que o filhote tinha características "diferentes". (Fonte: Sheldrick Wildlife Trust)

Animais híbridos costumam ter problemas em todas as espécies. No Ártico canadense, foram encontrados ursos polares e ursos "comuns" se reproduzindo, o que aumenta a população de ursos pardos enquanto a de ursos polares diminui.

Mas, voltando ao filhote do Quênia, ele está seguro, longe da zona de caça e parece se divertir bastante ao lado da mãe. Então tudo bem.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: