Espaçonave russo-americana pousa com segurança após longa missão

20/04/2020 às 07:002 min de leitura

Os astronautas da NASA Jessica Meir, Andrew Morgan e o cosmonauta russo Oleg Skripochka voltaram para casa com segurança exatamente no 50º aniversário do retorno da Apollo 13 — no último dia 17 de abril de 1970. Os tripulantes completaram uma missão longa, mas importante: Morgan ficou 272 dias em órbita, enquanto Meir e Srkripochka estiveram cada um 205 dias na Estação Espacial Internacional (ISS).

A cápsula com os três passageiros desceu de paraquedas até a estepe do Cazaquistão, a sudeste da cidade de Dzhezkazgan, por volta de 1h14 da manhã. Morgan, Meir e Skripochka foram recebidos por forças de recuperação russas e médicos oficiais da NASA que os ajudaram a sair do veículo e realizaram exames de saúde iniciais, tendo em vista o impacto sofrido e evitar a exposição ao coronavírus. O pouso foi transmitido ao vivo pelo Roscosmos.

(Roscosmos/Divulgação)(Roscosmos/Divulgação)

Ao invés de serem levados de avião do local de desembarque para a cidade de Karaganda, também no Cazaquistão, Morgan, Meir e Skripochka foram para Baikonur, seu local de lançamento. Todo esse procedimento faz parte das precauções contra o vírus que assola o mundo. 

A partir daí, os astronautas americanos irão embarcar em um avião da NASA localizado na cidade adjacente de Kyzlorda para um voo de volta até Houston, no Texas. Já o cosmonauta vai embarcar em uma aeronave do Gagarin Cosmonaut Training Center para retornar à sua casa em Star City, nos arredores de Moscou, na Rússia.

Uma longa jornada

Morgan, Meir e Skripochka desacoplaram a espaçonave Soyuz do módulo de serviço Zvezda da ISS na noite anterior. Essa partida marcou oficialmente o fim da Expedição 62. De acordo com Skripochka, o tempo dessa missão passou muito rapidamente.

Durante seu período em órbita, os tripulantes ajudaram a conduzir centenas de experimentos científicos. Morgan e Meir também se aventuraram do lado de fora da estação espacial em passeios pelo espaço. Morgan esteve por nove meses em órbita em vez dos seis típicos, mas isso colaborou para que houvesse uma coleta de dados adicionais sobre os efeitos dos voos espaciais humanos de longa duração aplicáveis a futuras missões na Lua e em Marte. Este, inclusive, foi o primeiro voo espacial de Morgan e sua jornada totalizou 185,5 milhões de quilômetros ao longo de 4.352 órbitas da Terra.

Essa também foi a primeira missão espacial de Meir e a terceira de Skripochka. O cosmonauta já conseguiu registrar um total de 536 dias no espaço. A espaçonave Soyuz MS-15 foi a 61ª Soyuz russa a ser lançada para a Estação Espacial Internacional e viajou cerca de 139,8 milhões de quilômetros, completando 3.280 órbitas da Terra.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: