Coronavírus no espaço? Oficial russo testa positivo para covid-19

Coronavírus no espaço? Oficial russo testa positivo para covid-19

Último Vídeo

Na última quarta, a agência de notícias russa TASS confirmou que o oficial espacial Evegeny Mikrin, vice-presidente executivo e designer-chefe da RSC Energia, testou positivo para a covid-19.

Evegeny é a 30ª pessoa a ser infectada com o vírus na Agência Espacial da Rússia, de acordo com uma fonte anônima à TASS. Ela ainda afirmou que o oficial não apresentou nenhum sintoma clínico.

No dia 9 de abril, ele esteve presente no mais recente lançamento de uma missão tripulada para a Estação Espacial Internacional, no Cazaquistão. No evento, ele foi visto relativamente perto de astronautas que fariam parte da viagem, como Dmitry Rogozin e Chris Cassidy, segundo conta a publicação The New York Post.

Evegeny Mikrin, CEO da Energia Space Rocket Corporation testa positivo para coronavírus Fonte: (China Daily/Divulgação)Evegeny Mikrin, CEO da Energia Space Rocket Corporation testa positivo para coronavírus Fonte: (China Daily/Divulgação)

Existe a chance do coronavírus ter ido para o espaço?

De acordo com funcionários do Roscosmos para o site Space, não existe a chance do vírus se espalhar pela Estação Espacial Internacional ou para outros colaboradores da instituição.

Em comunicado emitido pela assessoria de imprensa da Roscosmos, "a contaminação em potencial da ISS é absolutamente impossível, pois o número de pessoas envolvidas nas operações relacionadas foi diminuído e os demais seguem as mais restritas medidas de precaução para evitar qualquer ameaça possível às tripulações".

Dan Huot, representante da NASA, reforçou por e-mail ao Space que tanto o órgão quanto a Roscosmos discutem ativamente a segurança e a saúde de suas equipes.

Ele também explicou que a tripulação da missão passou por um período de quarentena restrita semanas antes do lançamento, tempo no qual usaram equipamentos de proteção individual, além da sua saúde ter sido monitorada constantemente para que nenhuma doença infecciosa fosse contraída, algo que já faz parte do procedimento padrão da NASA.

NASA afirma que é impossível a covid-19 infectar a Estação Espacial Internacional Fonte: (Pixabay/Divulgação)NASA afirma que é impossível a covid-19 infectar a Estação Espacial Internacional Fonte: (Pixabay/Divulgação)

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.