Produto criado em SC elimina coronavírus de roupas e superfícies

01/05/2020 às 02:001 min de leitura

Um produto capaz de eliminar o vírus Sars-CoV-2 de roupas e superfícies é o mais novo aliado no combate à covid-19. Intitulada Protec-20, a substância tem eficácia de até 99,999% contra vírus envelopados, como é o caso do novo coronavírus, e não envelopados.

Produzido com tecnologia de nanopartícula de prata pela empresa catarinense TNS, o composto é capaz de eliminar o vírus presente nos jalecos dos profissionais de saúde, em máscaras, lençóis e quaisquer outros tipos de superfícies nos hospitais, que são propagadoras em potencial do agente infeccioso.

Aplicado diretamente na fiação ou no tingimento da roupa, o Protec-20 proporciona a inativação do vírus causador da covid-19. Além disso, a nanopartícula auxilia na inibição e replicação de bactérias que podem atuar como hospedeiras para o Sars-CoV-2. A substância permanece no tecido por no mínimo 20 lavagens, mas, dependendo do processo de aplicação, pode aguentar até 70 lavagens.

O produto pode ser aplicado em diferentes tipos de materiais.O produto pode ser aplicado em diferentes materiais.

De acordo com o diretor-geral da TNS, Gabriel Nunes, a nanopartícula não é comercializada diretamente ao público, já que se trata de um produto concentrado aplicado durante processos industriais de fabricação. No tingimento, por exemplo, usa-se 0,15% da substância na solução total para realizar o procedimento.

Aplicação em outros materiais

A indústria têxtil é o público-alvo do Protec-20, representando cerca de 40% das vendas, mas outros segmentos têm utilizado a novidade, como fabricantes de máscaras, filtros de ar, polímeros, tintas, cortinas, aventais médicos, entre outros. Segundo Nunes, uma empresa que fabrica sacos para embalar cadáveres também já adquiriu a fórmula.

E não é só no Brasil que a nanopartícula tem sido utilizada. Amostras de Protec-20 já foram enviadas para clientes da empresa na Colômbia, no Chile e na Austrália.

Produto criado em SC elimina coronavírus de roupas e superfícies via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: