Seja o primeiro a compartilhar

Fernando de Noronha zera casos de covid-19 após isolamento total

A administração do arquipélago de Fernando de Noronha anunciou, no último sábado (9), que não existem mais casos de covid-19 na ilha. Todas as 28 pessoas infectadas pelo novo coronavírus na região estão curadas e também não existem, no momento, mais casos suspeitos por lá — os últimos quatro foram descartados.

Conforme o boletim oficial, o grupo de infectados pelo Sars-CoV-2 em Noronha era composto por 17 homens e 11 mulheres, com idade entre 25 e 59 anos. Todos ficaram em isolamento domiciliar a partir do momento em que a doença foi detectada e apenas um dos pacientes precisou ser transferido para Recife, devido a problemas respiratórios.

A estratégia de combate à covid-19 incluiu também a testagem em massa. Segundo a administração local, todas as pessoas que tiveram contato com os pacientes confirmados ficaram em isolamento e fizeram testes para a doença. Dessa forma, foi possível acompanhar a propagação do vírus, facilitando o seu controle.

Uma das estratégias utilizadas na ilha foi a testagem em massa.Uma das estratégias utilizadas na ilha foi a testagem em massa.

O próximo passo é a realização de um estudo epidemiológico, que deve começar ainda nesta semana. Cerca de 900 pessoas serão testadas, entre homens e mulheres de diferentes faixas etárias e localidades, para verificar se o coronavírus ainda circula na região em pacientes assintomáticos ou se está presente em lugares nos quais não foi detectado.

Fim da quarentena, mas com regras

O primeiro caso de covid-19 em Fernando de Noronha foi registrado no dia 27 de março, quando o governo do estado de Pernambuco já havia decretado o fechamento da ilha para visitantes. A partir daí, as restrições aumentaram e, desde o dia 20 de abril, só é permitida a circulação nas ruas com autorização da administração.

Com o fim da quarentena no arquipélago, ontem (10), o governo prepara um protocolo de flexibilização gradual das atividades na ilha, mas com cautela. A abertura acontecerá em etapas, seguindo algumas recomendações, para evitar novos casos.

Fernando de Noronha zera casos de covid-19 após isolamento total via TecMundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER