NASA coloca astronautas em quarentena antes da missão com SpaceX

14/05/2020 às 08:002 min de leitura

A NASA colocou os astronautas Robert Behnken e Douglas e Hurley em quarentena nesta quarta-feira (13) antes do lançamento histórico, no dia 27 de maio, da missão Demo-2 da SpaceX , que partirá do Centro Espacial Kennedy (KSC) em direção à Estação Espacial Internacional.

O procedimento é padrão para todas as missões espaciais a fim de evitar que os novos tripulantes levem doenças da Terra para o espaço. No entanto, por causa da pandemia da covid-19, a agência espacial está tomando medidas adicionais para essa viagem.

Essa será a primeira vez, desde 2011, que uma missão tripulada orbita o planeta Terra em uma espaçonave americana lançada com partida nos Estados Unidos , quando o programa Space Shuttle foi encerrado. A viagem também será a estreia do veículo Crew Dragon com astronautas a bordo.

Como funciona a quarentena da NASA

A quarentena, conhecida oficialmente como "estabilização da saúde da tripulação de voo", ocorre sempre 2 semanas antes da decolagem desde os primeiros dias do programa Apollo. O objetivo do procedimento é garantir que os astronautas estejam saudáveis e não levem doenças contagiosas à estação espacial.

Os astronautas podem passar o período em casa até partirem para o KSC, onde devem se apresentar em 20 de maio. Porém, para isso, membros da família também devem ficar isolados se morarem na mesma residência, sem sair nem para o trabalho ou a escola.

Caso não seja possível ou não queiram ficar em casa, os viajantes espaciais devem ir para a Instalação de Quarentena de Astronautas da NASA em Johnson Space Center antes de irem para a base de lançamento.

Medidas por conta do novo coronavírus

Além do procedimento padrão antes de voos espaciais tripulados, a NASA está adotando medidas adicionais para garantir a segurança do lançamento em meio a pandemia de covid-19.

A agência espacial medirá a temperatura e examinará qualquer pessoa que precise interagir com Hurley e Behnken durante o período de quarentena. Além disso, tanto os astronautas quanto os que estarão em contato direto com eles serão testados duas vezes antes do lançamento.

Missão Space X Demo 2

(Fonte: SpaceX/Divulgação)(Fonte: SpaceX/Divulgação)

O voo Demo-2 é um teste completo do transporte da tripulação do sistema SpaceX e é parte do Programa de Tripulação Comercial da NASA. Os tripulantes da missão se encontrarão com os astronautas da Expedição 63, que já estão em residência no laboratório em órbita.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: