Seja o primeiro a compartilhar

Capacetes inteligentes estão sendo usados para detectar covid-19

Diversos países ao redor do mundo adotaram capacetes inteligentes para combater a pandemia de covid-19. A invenção, desenvolvida pela companhia chinesa KC Wearable, possui realidade aumentadareconhecimento facial e ainda permite que o usuário identifique pessoas com altas temperaturas em um raio de até 2 metros.

Na China, mais de 1.000 policiais já estão utilizando a tecnologia nas ruas, assim como na Itália e em Dubai. O CEO da KC empresa, Jie Guo, declarou ao Business Insider que o dispositivo é altamente preciso. No entanto, especialistas afirmaram que é necessário apontá-lo diretamente para os olhos de uma pessoa para fazer uma leitura exata de sua temperatura —  o que tornaria o monitoramento em ambientes movimentados pouco prático e impreciso.

Um policial usa o capacete inteligente para verificar a temperatura de pessoas na rua em 23 de abril de 2020, DubaiUm policial usa o capacete inteligente para verificar a temperatura de pessoas na rua em 23 de abril de 2020, Dubai

Análises térmicas têm sido mundialmente adotadas para identificar potenciais portadores do vírus SARS-CoV-2 e conter as transmissões. No entanto, como já explicamos em matérias anteriores, a análise térmica não abrange casos assintomáticos. Além disso, vale dizer que uma pessoa pode ter sintomas de covid-19 e não apresentar sinais de febre — fazendo com que ela também não seja detectada por essa tecnologia.

Apesar disso, a KC Wearable tem recebido encomendas de vários países — incluindo alguns onde esse tipo de vigilância não é comum. "Acho que precisamos fazer alguns ajustes de curto prazo em nossas vidas, não apenas para nos proteger, mas também para proteger a vida dos outros", disse Jie Guo ao Business Insider.

Legenda Corona

Capacetes inteligentes estão sendo usados para detectar covid-19 via TecMundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER