Conheça o caracol com pés metálicos e concha de ferro

Conheça o caracol com pés metálicos e concha de ferro

Último Vídeo

O Chrysomallon squamiferum, que também é conhecido como caramujo de ferro ou gastrópode de pés escamosos, é um animal que vive em um ambiente bastante perigoso da Terra, e por isso, desenvolveu uma armadura especial para lidar com seus predadores e com o próprio lugar em que vive.

Ele pode ser encontrado nas chaminés hidrotermais do Oceano Índico, a mais de 2.500 metros de profundidade. Além do lugar nada agradável para viver, o animal desenvolveu uma proteção inesperada.

Caramujo de ferro intriga pesquisadores por sua proteção exótica. Fonte: Facebook / ReproduçãoCaramujo de ferro intriga pesquisadores por sua proteção exótica. Fonte: Facebook / Reprodução

Ele é o único animal que conta com uma armadura de escamas, e o mais curioso: essa proteção é feita de sulfato de ferro. Pesquisadores, com o financiamento dos EUA, estão estudando essa concha reforçada, pois acreditam que o animal possa ajudar na confecção de de equipamentos e armaduras militares.

Se você achou que as bizarrices envolvendo o caramujo de ferro acabaram, está enganado: ele também não precisa se alimentar de plantas ou outros animais. Isso acontece porque ele possui uma bactéria em seu organismo que já produz todos os nutrientes necessários para a sua sobrevivência.

O caramujo de ferro é o único animal que possui uma proteção de escamas feitas de ferro. Fonte: Twitter / ReproduçãoO caramujo de ferro é o único animal que possui uma proteção de escamas feitas de ferro. Fonte: Twitter / Reprodução

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.