Supercomputador revela por que neandertais foram extintos

22/05/2020 às 08:302 min de leitura

Entre 43 e 38 mil anos atrás, os neandertais, que viveram na Eurásia por um período de 300 mil anos, desaparecerem da face da Terra. Apesar do período coincidente com mudanças climáticas extremamente agressivas e cruzamento com o Homo sapiens, um supercomputador chegou a uma conclusão diferente quanto ao fator responsável pela extinção da espécie: de acordo com as projeções, a competição com nosso ancestral foi a verdadeira causa do fim da hegemonia dos neandertais.

Axel Timmermann, diretor do IBS Center for Climate Physics na Universidade Nacional de Pusan, Coreia do Sul, explica que este foi o primeiro modelo realista desenvolvido para estudo do evento. Baseando-se em cenários de migração, interação, competição e cruzamento de espécies durante uma intensa atividade climática, o resultado da aplicação dessa metodologia foi publicado no periódico Quaternary Science Review.

Competição com Homo sapiens foi a responsável pela extinção dos neandertais.Competição com Homo sapiens foi a responsável pela extinção dos neandertais.

Composto por milhares de linhas de códigos, o modelo desenvolvido foi executado no Aleph, supercomputador da instituição, que resolveu uma série de equações levando em conta o período glacial e a quantidade de chuva, além de padrões de vegetação. O que se percebeu foi que ambos os hominídeos competiram ferozmente por recursos alimentares, isso de acordo com dados genéticos e demográficos.

“Não é coincidência que os neandertais tenham desaparecido justamente quando mais se depararam com os Homo sapiens”, declara Timmermann.

Variações aplicadas e conclusão

Uma vez que, de acordo com o pesquisador, é possível ativar e desativar qualquer um dos padrões, desconsiderando-se, por exemplo, fatores como as mudanças climáticas e cruzamento, foi possível realizar uma série de comparações que permitiram validar o resultado. “É a primeira vez em que somos capazes de quantificar tal extinção”, explica.

Detalhes, infelizmente, permanecem um mistério, mas supõe-se que a ascensão do Homo sapiens se deu graças às suas técnicas aprimoradas de caça, à maior resistência a patógenos e ao alto nível de fecundação. Portanto, a competição foi, realmente, a responsável pelo desaparecimento dos neandertais.

Axel vai além em suas explicações: “Durante sua longa passagem pelo planeta, neandertais enfrentaram condições climáticas ainda mais extremas quando comparadas àquelas que ocorreram durante seu desaparecimento. Essas simulações demonstram o que pode ter sido a primeira extinção causada por nossa espécie”.

Espécie não resistiu à luta por recursos.Espécie não resistiu à luta por recursos.

Os estudos, claro, não vão parar por aí. O modelo está sendo aprimorado para incluir megafauna e eventos climáticos ainda mais realistas. “Assim, cientistas climáticos podem se unir a matemáticos, geneticistas, arqueologistas e antropologistas”, finaliza Timmermann.

Supercomputador revela por que neandertais foram extintos via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: