
Estilo de vida
22/05/2020 às 09:30•2 min de leitura
A Dinamarca anunciou a proposta para construção de duas grandes ilhas que vão abrigar parques eólicos. De acordo com o governo do país, o projeto pode aumentar a capacidade eólica da Europa em 54%.
As turbinas eólicas vão ser instaladas na existente ilha de Bornholm, no Báltico, e em uma segunda ilha construída em uma estrutura artificial. Inicialmente, elas vão poder produzir 4 GW de energia renovável e esse número aumentará para até 12 GW após a conclusão.
Além de gerar energia eólica, os parques vão produzir hidrogênio.
No primeiro momento, a construção das ilhas artificiais e a instalação das turbinas eólicas vão custar cerca de 37 bilhões de euros. Entretanto, o investimento nesta tecnologia também vai poder ser utilizado para a produção de hidrogênio.
Em entrevista ao Financial Times, o Ministro do Clima Dan Jorgenson revelou que o projeto vai ser financiado através de parcerias públicas-privadas. Desta forma, os investidores privados vão ser responsáveis por prover a maior parte do valor.
Aguardando a votação do parlamento, o projeto apenas reflete a tradição dinamarquesa em investir em fontes de energia limpa. Além de ser sede das principais empresas de energia eólica, o país construiu o primeiro parque eólico offshore do mundo em 1991.
Dinamarca tem tradição em investir em energia limpa.
Mesmo com o impacto do coronavírus, Jorgenson anunciou recentemente um pacote que visa reduzir as emissões do país em 70% em uma década. Segundo o ministro dinamarquês, apesar da pandemia, eles não podem deixar de lado as mudanças climáticas.
“Estamos no meio de uma crise de saúde sem precedentes, mas isso não significa que o problema das mudanças climáticas diminuiu. Também enfrentamos uma crise climática”, declarou. “De fato, isso mostra que estamos todos nas mãos da natureza”.
Para o setor de energias renováveis, a construção das ilhas eólicas é uma excelente notícia. Devido ao covid-19, a Agência Internacional de Energia informou que a implantação de projetos de fontes renováveis em 2020 vai ser um terço menor do que em 2019.
Dinamarca planeja construir ilhas artificiais com parques eólicos via TecMundo
As orelhas dos elefantes africanos são as maiores do reino animal.
Moldados pela natureza. os gogottes parecem uma versão abstrata das esculturas de Fernando Botero, pelas suas formas volumosas e curvas suaves.
Um programa inovador conecta famílias à história e ao sabor único de pêssegos quase extintos.
Pesquisador de zoologia afirma que os polvos são a espécie com maiores condições de povoar a Terra em nosso lugar.
Por que um avião magnífico que voava a 2,17 mil km/h, a 18 mil metros de altura, teve que ser descontinuado?
Apesar da intensa atividade solar, não conseguimos ouvir nada aqui da Terra. Por quê?
Entenda o que está por trás da duração dos voos e veja como isso impacta a sua próxima viagem.
De acordo com pesquisadores, nascimento de gêmeos em ninhadas um dia já foi o padrão no processo de evolução dos primatas.