Seja o primeiro a compartilhar

Covid-19: Fernando de Noronha anuncia reabertura das praias

O momento em que a população poderá voltar a circular normalmente e a poder ir para pontos públicos das cidades sem preocupações ainda parece uma realidade distante, já que os casos e as mortes por conta da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, só aumentam. Entretanto, a Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha anunciou, nesta segunda-feira, a reabertura das praias para os moradores. 

O anúncio foi feito no domingo (24) pelo administrador Guilherme Rocha e é decorrência do fato de que a ilha não apresenta novos casos da covid-19 desde o dia 22 de abril, uma realidade extremamente diferente das outras cidades brasileiras. Pernambuco, onde fica a ilha, já registrou mais de 27 mil casos e 2 mil mortes pelo vírus.

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

A liberação para os moradores

O uso da praia será exclusivo para os moradores de Fernando de Noronha e envolvem um bom número de regras de convivência em ambientes públicos. A exclusividade para moradores se deve pelo fato de que a entrada de turistas nas praias está bloqueada desde o dia 17 de março e, levando em consideração a situação do novo coronavírus no Brasil, o impedimento deve seguir ainda por mais tempo. 

As regras para uso das praias

As regras para que os moradores possam voltar as praias envolvem evitar a aglomeração e respeitar o distanciamento social, que é de 2 metros de separação. As seguintes situações devem ocorrer sem contato físico: realização de atividade física, esportes náuticos, como natação e surfe, e práticas esportivas de até quatro pessoas. 

Além disso, foram proibidas qualquer atividade de comércio, uso de guarda-sóis, toldos e afins, venda e consumo de bebidas alcóolicas e, por fim, aglomerações com mais de cinco pessoas (seguindo as normas de distanciamento social). Nenhuma informação foi dada sobre a obrigação do uso de máscaras. Os ambientes só podem ser frequentados das 8h até as 16h.

As praias liberadas são: Porto de Santo Antônio, Cachorro, Meio, Boldró, Conceição, Americano, Bode, Quixabinha e Cacimba do Padre. Dentro de 15 dias haverá uma reavaliação da situação para garantir a máxima segurança.

O belíssimo Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha. (Fonte: Adelano Lázaro/Wikimedia Commons/Reprodução)O belíssimo Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha. (Fonte: Adelano Lázaro/Wikimedia Commons/Reprodução)

Situação em Fernando de Noronha

A ilha não apresenta novos casos, entre os moradores, desde o dia 22 de abril e está fechada para os turistas desde o dia 17 de março. O que torna o ambiente extremamente seguro contra a propagação do vírus. Porém, segundo o G1, 12 servidores que chegaram em Fernando de Noronha para serviços essenciais testaram positivo para a covid-19. 

Para controlar a situação, todos os infectados voltaram ao continente e um bombeiro que teve contato com eles também precisou sair da ilha.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER