Pesquisas indicam que a covid-19 não é contagiosa após o 11º dia

27/05/2020 às 06:422 min de leitura

Pacientes infectados pelo novo coronavírus não podem infectar outras pessoas a partir do 11º dia depois de ficarem doentes, mesmo alguns deles ainda testando positivo para a doença. Essa é a conclusão de um novo estudo realizado em Singapura publicado no último sábado (23).

A pesquisa foi feita em conjunto pelo Centro Nacional de Doenças Infecciosas de Singapura e pela Academia de Medicina da região. Nela, foram analisados diversos parâmetros em relação a 73 pacientes com a covid-19 que estavam internados em hospitais localizados na cidade-estado.

Segundo os autores, a maioria dos doentes já não podia mais transmitir a covid-19 após 11 dias do início dos sintomas. No relatório, eles afirmam que a detecção do RNA viral pode persistir em alguns pacientes, mas isso “não equivale à infecciosidade ou a vírus viável”, não trazendo riscos de contágio.

O espirro pode espalhar gotículas contaminadas pelo coronavírus por vários metros.O espirro pode espalhar gotículas contaminadas pelo novo coronavírus por vários metros.

Artigos publicados em outros países já haviam sugerido resultados parecidos. Um exemplo é um estudo realizado na Alemanha em abril, no qual foi descoberto que os pacientes eram altamente infecciosos nos 7 primeiros dias depois do aparecimento dos sintomas. Porém, após o 8º dia, eles não tinham mais a capacidade de contagiar os outros, apesar das altas cargas virais detectadas no teste PCR.

Mudanças na política de alta dos pacientes

Os resultados obtidos na pesquisa podem contribuir para mudar a política de alta de pacientes adotada atualmente em Singapura. No momento, a liberação deles apenas ocorre no momento em que eles testarem negativo para a doença, e não para a infecciosidade.

Caso os critérios de alta sejam revistos, levando em conta os dados do estudo, o tempo de internação nos hospitais pode ser reduzido consideravelmente no país. É importante ressaltar que o estudo não aborda a infecciosidade dos assintomáticos e pré-sintomáticos, mas sugere que as pessoas infectadas sem a presença de sintomas possam ter padrões virais semelhantes aos descritos.

Legenda Corona

Leia também:

Pesquisas indicam que a covid-19 não é contagiosa após o 11º dia via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: