Ciência
04/06/2020 às 12:30•1 min de leitura
Nesta quinta-feira (4), será possível observar Mercúrio a olho nu após o pôr do sol. O planeta atingirá seu ponto mais alto em relação ao horizonte no começo da noite e ficará visível por apenas 2 horas, segundo o Astronomy Magazine. Para observá-lo com mais facilidade, o ideal é olhar em direção ao oeste.
Este é o um evento incomum, considerando que o planeta não ultrapassa a linha do horizonte com frequência e, durante as noites, fica pouco tempo no céu devido à sua proximidade do Sol. O planeta atingiu sua elongação oriental máxima por volta das 9h, no entanto somente poderá ser observado no começo desta noite.
Em razão da sua posição no Sistema Solar, Mercúrio subirá apenas 7º acima do horizonte — uma distância consideravelmente curta para observação da Terra. Por essa razão, não será tão fácil encontrar o pequeno planeta vermelho no céu.
Vale dizer que o planeta vai se pôr mais cedo a cada dia durante as próximas 2 semanas. E, apesar de seu arco aumentar nesse período, sua luminosidade diminuirá gradativamente — o que, por consequência, dificultará sua observação.
Esta semana será marcada por dois eventos astronômicos importantes. No dia seguinte à aparição de Mercúrio, acontecerá um eclipse lunar penumbral, no qual a Lua será levemente ofuscada pela sombra da Terra. No entanto, o fenômeno será visível somente na África, Austrália, Europa, Rússia e região Leste do Brasil.
Mercúrio ficará visível a olho nu nesta quinta-feira (4) via TecMundo