USP cria mapa com progressão de infectados pela covid-19 em SP

10/06/2020 às 15:002 min de leitura

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), criaram um mapa interativo, que mostra a incidência de contágio dos habitantes do estado de São Paulo, pela covid-19. O mapa contém elementos que ajudam as pessoas a identificar as áreas mais afetadas, contabilizando todos os moradores que já foram infectados, desde o início da pandemia até aqui.

São Paulo é epicentro da covid-19 no Brasil

A cidade de São Paulo foi o “marco-zero” de contaminação aqui no Brasil. Hoje, o estado é o que detém o maior número de infectados e mortos pela covid-19, o que é até compreensível, considerando a população da região.

No momento, o estado de São Paulo registra 150.138 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 9.522 desses casos resultaram em óbito.

Controlar a doença é um desafio

Controlar a disseminação do vírus é um dos grandes desafios para governos e órgãos de saúde, seja qual for a região afetada.

Nesse sentido, o mapa interativo da USP, por conter dados frequentemente atualizados e elementos visuais que facilitam sua leitura, vai servir como uma nova ferramenta que pode ajudar o governo do estado, prefeituras e órgãos de saúde a traçar novos planos e medidas mais eficazes de combate à doença.

Mapa interativo da USP. (Fonte: LabCidadeFAU/Reprodução)Mapa interativo da USP. (Fonte: LabCidadeFAU/Reprodução)

O mapa tem uma linha que passa pela capital paulista, ressaltando a área que concentra o maior número de casos de mortes e infecções. Também é possível termos noção dos locais mais críticos, já que todo o mapa contém pontinhos coloridos que variam entre o rosa claro e o roxo. Quanto mais escura é a cor, maior é a concentração de casos confirmados.

Embora o país tenha adotado medidas de distanciamento desde março, a adoção não foi seguida à risca por grande parte da população, o que acabou comprometendo o objetivo maior da quarentena, que era o achatamento da curva de contágio.

Agora, as autoridades terão que continuar buscando novas soluções para conter a doença, enquanto as medidas de distanciamento social se tornam mais brandas.

Para acessar o mapa interativo da USP, visite o site oficial.

USP cria mapa com progressão de infectados pela covid-19 em SP via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: