Nova explosão de rádio com padrão repetitivo é registrada

11/06/2020 às 13:002 min de leitura

Ao que tudo indica, astrônomos conseguiram detectar mais um padrão que se repete em ciclos em uma explosão misteriosa de rádio vinda do espaço profundo. Esta é a segunda vez na história que isso ocorre. Esse tipo de acontecimento é considerado um dos tópicos mais quentes da astronomia.

As chamadas explosões rápidas de rádio, ou FRBs na sigla em inglês, são conhecidas desde 2007, quando foram detectadas pela primeira vez pelo radiotelescópio australiano Parkes. 

Explosões de rádio vindas do espaço são comuns, mas aquelas que apresentam ciclos de repetição ainda são um mistérioExplosões de rádio vindas do espaço são comuns, mas aquelas que apresentam ciclos de repetição ainda são um mistério

Mesmo considerando que os cientistas tenham o conhecimento que milhares de FBRs surgem todos os dias de regiões profundas do cosmos, dois chamaram a atenção dos pesquisadores: o FRB 180916.J0158 + 65, descoberto no início do ano e o primeiro a apresentar tal comportamento e, agora, o FRB 121102, que vinha sendo acompanhando nos últimos cinco anos.

Ainda não se sabe, realmente, qual é a causa de tais explosões com padrão, mas esses eventos de milissegundos de ondas de rádio permitem, em alguns casos, que os astrônomos consigam fazer o rastreamento até as galáxias de origem.

Ciclo da FRB 121102

De acordo com as pesquisas da equipe por trás da descoberta, cada explosão de rádio vinda da FRB 121102 tem uma duração de cerca de 90 dias. Após isso, há um silêncio de 67 dias, sendo que esse mesmo comportamento é verificado a cada 157 dias. Isso significa que os pesquisadores terão como prever quando o FRB 121102 estará ativo ou não.

Hipóteses para o padrão do FRB 121102

No caso dessa descoberta, alguns astrônomos sugerem que essas explosões ocorrem em decorrência da órbita de uma estrela de nêutrons muito densa ou de um buraco negro, dentre outras possibilidades.

Porém, ainda assim essas suposições não conseguem explicar o que está acontecendo neste caso, ou seja, os motivos que fazem com que a explosão da FRB 121102 dure tanto tempo. 

O monitoramento do repetidor FRB 121102 está sendo feito com Telescópio Lovell, situado no Jodrell Bank Observatory, na Inglaterra. O equipamento conta com uma antena parabólica de 76 metros.


Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: