Lago indiano mudou de cor misteriosamente da noite para o dia

18/06/2020 às 07:002 min de leitura

Um lago bastante antigo na Índia, com cerca de 50 mil anos de idade, chamou a atenção das pessoas recentemente por conta de um curioso fenômeno. De uma tonalidade tradicionalmente verde, o lago Lonar, de repente, ficou rosa. A mudança pode ter acontecido, segundo algumas teorias, muito provavelmente devido à mudança da salinidade presente na água, mas pode haver algumas outras alternativas para o ocorrido.

Algumas agências governamentais locais e também entidades promotoras de preservação e conservação do meio ambiente foram acionadas para realizarem investigações mais aprofundadas acerca do que possa ter acontecido. Os especialistas, no entanto, já constataram por meio de análises e observações que a água já havia mudado de cor anteriormente, mas de uma forma mais discreta. Contudo, agora com a tonalidade tão visivelmente diferente, as atenções se voltaram para explicar o fenômeno.

"Do verde ao rosa; lago Lonar mudou sua coloração", postou o Maharashtra Tourism em sua conta oficial no Twitter com fotos que evidenciam a mudança.

MN Khairnar, vice-conservador do Departamento Florestal de Maharashtra, em Akola, afirmou que a entidade está pronta para estudar o lago de uma maneira mais profunda. “Vamos coletar amostras da água do lago para testes e então descobrir o motivo da ocorrência”, afirmou. Segundo ele, as amostras serão encaminhadas para alguns centros de pesquisa no país, incluindo o Agarkar Research Institute.

Cratera milenar

O lago Lonar, localizado dentro do planalto de Deccan, em Maharashtra, está a cerca de 310 quilômetros da famosa cidade de Mumbai. E ele só existe devido ao impacto profundo de um meteorito que atingiu a região em uma velocidade extremamente alta muitos anos atrás. 

Por conta dessa formação, o lago se tornou bastante famoso e ganhou notoriedade como a maior cratera de impacto do mundo em rochas basálticas e vulcânicas. O título de terceira maior cratera de todos os tempos, formada há menos de um milhão de anos, também pertence ao Lonar.

(Fonte: Santosh Jadhav/Getty Images)(Fonte: Santosh Jadhav/Getty Images)

Embora o que tenha acontecido ao lago permanece sob investigação, algumas teorias já foram criadas para explicar o que poderia ter acontecido, conforme sugerem alguns estudiosos e especialistas. 

Uma das teorias fala a respeito do nível da água, que pode estar sendo afetado pela época — uma estação de bastante seca pode aumentar, gradativamente, os níveis de salinidade conforme a água vai diminuindo e desencadear a proliferação de algas vermelhas, que colaborariam com a tonalidade mais rosada.

Resta aguardar pelas pesquisas que vão confirmar o fenômeno neste lago tão importante para o mundo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: