Plataforma monitora avanço da covid-19 em São Paulo em tempo real

Plataforma monitora avanço da covid-19 em São Paulo em tempo real

Último Vídeo

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP) lançaram uma nova plataforma que acompanha o avanço da covid-19 em tempo real no estado de São Paulo. O sistema reúne informações de 82 cidades desde o início da pandemia, que correspondem a 95% das mortes confirmadas na região.

Intitulada SP Covid-19 Info Tracker, a ferramenta reúne dados de histórico diário, índices epidemiológicos e resultados de estatísticas matemáticas fornecidas de maneira oficial pelas prefeituras municipais. As informações são comparadas na íntegra, permitindo uma melhor avaliação da evolução da doença causada pelo novo coronavírus em cada cidade e no estado como um todo.

De acordo com o professor do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) Wallace Casaca, o serviço traz informações essenciais para a mídia, as entidades do governo, a comunidade científica e a sociedade, contribuindo para a tomada de decisões em relação às políticas públicas no combate ao Sars-CoV-2.

O Info Tracker reúne dados oficiais divulgados pelas administrações municipais.O Info Tracker reúne dados oficiais divulgados pelas administrações municipais.

“A ferramenta compila diversas informações sobre o avanço da doença no estado, incluindo, além dos dados brutos dos municípios, dados de historicidade, estatísticas, índices epidemiológicos e resultados de simulações matemáticas”, comentou o líder do projeto.

Como funciona

O site SP Covid-19 Info Tracker é dividido em quatro blocos de informações. No primeiro, é possível visualizar os números de casos confirmados, descartados e notificados, a quantidade de testes realizados, de pacientes recuperados e as mortes confirmadas, a cada dia.

Na segunda parte, encontram-se os gráficos mostrando a historicidade das informações apresentadas, além de exibir um perfil mais detalhado sobre a evolução da doença desde o seu surgimento.

Já as duas últimas partes são dedicadas a comparar os dados entre todos os municípios monitorados pelo serviço, contando também com gráficos e estatísticas para uma análise temporal. Para tanto, basta informar as cidades desejadas no Info Tracker, lembrando que o acesso é gratuito.

Plataforma monitora avanço da covid-19 em São Paulo em tempo real via TecMundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.