Saiba mais sobre o continente perdido abaixo da Nova Zelândia

Saiba mais sobre o continente perdido abaixo da Nova Zelândia

Último Vídeo

Você sabia que há um oitavo continente no planeta 95% coberto por água? A Zelândia, também conhecida como Te Riu-a-Maui no idioma Maori, ganhou status formal de continente em 2017, mas ainda continua desconhecida pela maioria das pessoas. Mas novos mapas podem ajudar a resolver essa questão.

O mapa detalhado do novo continente. (Fonte: GNS Science)O mapa detalhado do novo continente. (Fonte: GNS Science)

A GNS Science, uma organização de pesquisa e consultoria de riscos geográficos mantida pelo governo da Nova Zelândia, criou um novo conjunto de mapas e ferramentas para mostrar mais o continente ao público. Com 5 milhões de quilômetros quadrados, o continente foi descoberto nos anos 1990 por cientistas. 

Os novos mapas revelam a batimetria — a forma do fundo do oceano — da Zelândia, bem como o seu histórico tectônico. Um dos detalhes interessantes é que os dados mostram como o vulcanismo e o movimento tectônico moldaram o continente ao longo de milhões de anos. 

O mapa com dados de geociência. (Fonte: Reprodução / GNS Science)O mapa com dados de geociência. (Fonte: Reprodução / GNS Science)

No site disponibilizado, é possível navegar pelos diferentes tipos de mapas, descobrir diversas informações sobre eles e ainda conhecer mais sobre o continente perdido. Os dados foram fornecidos pelo projeto Seabed2030, uma iniciativa global de mapear o fundo do oceano do planeta inteiro até 2030. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.