Seja o primeiro a compartilhar

Neve rosa misteriosa é descoberta nos Alpes

A neve é tão conhecida por ser branca que existe até o ditado "branco como a neve", porém nem sempre ela tem essa coloração. Cientistas italianos estão investigando o surgimento de uma misteriosa neve rosa na região dos Alpes. O fenômeno, que tem sua beleza, está intrigando cientistas e aparecendo em vários países europeus.

A neve rosa nos alpes italianos. (Fonte: Miguel Medina/AFP/Reprodução)A neve rosa nos alpes italianos. (Fonte: Miguel Medina/AFP/Reprodução)

O que é a neve rosa?

O representante do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália Biagio di Mauro comentou que a coloração tem explicação e causa. Ele afirmou que a cor rosa é consequência do aparecimento de colônias da alga Ancylonema nordenskioeldii, muito famosa em períodos de primavera e verão nas regiões gélidas da Itália, Suíça, Groenlândia e nos polos. 

Entretanto, a alga em si não é nada perigosa, mas é um sinal preocupante para o meio ambiente. Isso porque ela representa uma aceleração do aquecimento global e, consequentemente, do derretimento das geleiras e neves. 

O derretimento de neve e geleiras são questões preocupantes do aquecimento global. (Fonte: Pexels)O derretimento de neve e geleiras são questões preocupantes do aquecimento global. (Fonte: Pexels)

Outras consequências da coloração rosa

A neve rosa também causa mais um problema que aumenta o derretimento: torna a neve mais escura. Ainda que pareça pouco, o escurecimento do branco potencializa a absorção de calor e, consequentemente, aumenta a liquefação nessas regiões. 

O derretimento da neve também gera uma cadeia de problemas, como o aumento do nível do mar, que promove impactos negativos em regiões costeiras com fenômenos como: a erosão destrutiva, as inundações em áreas úmidas e um habitat perdido para peixes, pássaros e plantas.


Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER